Professores voluntários realizam formação digital gratuita

Compartilhar

Em iniciativa realizada pela ONG Liga Digital e a Braza Jovem, professores voluntários oferecerem capacitação em marketing digital, redes sociais, e-commerce e programação para estudantes de escolas públicas; com formação gratuita, iniciativa impulsiona a profissionalização e o acesso ao comércio eletrônico.

Imagem: Divulgação/ A Liga Digital

No cenário do mercado de trabalho, o comércio eletrônico emerge como uma força transformadora. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio eletrônico cresceu exponencialmente nos últimos anos, representando uma fatia significativa da economia nacional. Diante desse contexto, iniciativas como do projeto social Liga Digital se destacam ao oferecerem capacitação em marketing digital, redes sociais, e-commerce e programação, preparando jovens de comunidades carentes para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo do mercado de trabalho.

A Liga Digital não apenas proporciona conhecimento técnico, mas também promove inclusão social e econômica. Com o apoio de professores voluntários engajados, o projeto abre portas para uma nova geração de talentos, reduzindo as disparidades de acesso ao mercado de trabalho. Segundo dados do Ministério da Economia, os jovens representam uma parcela significativa da população economicamente ativa, e investir em sua formação digital é fundamental para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do país. 

No decorrer do mês de abril, vinte adolescentes de 14 anos, atendidos pela Unidade Assistencial Dona Aninha, na comunidade da Brasilândia, em São Paulo, foram beneficiados com uma semana de aulas gratuitas de introdução ao e-commerce. Lideradas pelos professores voluntários da ONG A Liga Digital: Gustavo Keller, Helenice Moura e Luiza Helena Lamarca; conhecidos por sua vasta experiência no mercado digital, as aulas tiveram como objetivo principal proporcionar uma base sólida sobre comércio eletrônico e mercado de trabalho por meio das redes sociais. Essa iniciativa foi possível graças a uma parceria entre a ONG e o grupo Brasa Jovem, que opera dentro da Unidade Assistencial. 

Os alunos que concluíram o curso receberam seus certificados de participação e agora estão sendo encaminhados para oportunidades de seleção de Jovens Aprendizes em empresas parceiras. Edilaine Godoi, cofundadora da A Liga Digital, expressou sua satisfação com o resultado do curso “Os alunos aprenderam a criar um e-commerce com ferramentas gratuitas, além de logos e banners, e se aprofundaram no uso das redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Os professores fizeram um trabalho muito bonito de entender as necessidades dos adolescentes que frequentam o grupo. As informações passadas a eles os ajudarão bastante em suas trajetórias”.

Com o projeto de educar digitalmente cada vez mais jovens para que eles tenham oportunidades dentro do mercado de trabalho, a Liga Digital, junto com o Brasa Jovem, alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU, em especial o ODS 4 (Educação de qualidade). E assim, a iniciativa visa garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.

O Brasa Jovem oferece oficinas de atividades diversas a jovens de 14 a 18 anos na unidade Dona Aninha do Grupo Espírita Batuíra, no bairro da Brasilândia, em São Paulo. Com a missão de promover a formação integral de pessoas de bem e a visão de ser um programa de desenvolvimento, acolhimento, bem-estar e transformação de jovens.

A Liga Digital reúne professores voluntários (chamados de heróis) envolvidos no Brasil inteiro; especialistas reconhecidos em seus segmentos que preparam gratuitamente alunos da rede pública e com acesso a poucos recursos. Assim, a Liga Digital se destaca como um exemplo inspirador de como a educação pode ser um agente de transformação e inclusão, capacitando jovens para construírem um futuro promissor no universo digital.




Compartilhar