Instituto Plataforma Brasil lança projeto de empoderamento feminino no esporte

Compartilhar

Para fomentar o trabalho de mulheres no esporte, o Instituto Plataforma Brasil lançou o “Toolkit Meninas no Cruyff Court”, com eventos em São Paulo 

Mulheres no esporte
Foto: Divulgação

Por Luana de Andrade

O Instituto Plataforma Brasil (IPB) deu início a um novo projeto de justiça social, o “Toolkit Meninas no Cruyff Court – Bola nos Pés!”. A ideia é oferecer ferramentas para subsidiar o trabalho de meninas e mulheres no esporte, com foco principal na construção de uma identidade feminina própria na prática esportiva, especialmente no futebol. Os eventos acontecerão em duas modalidades, presencial e virtual. Os demais encontros serão realizados quinzenalmente, alternando a forma de participação, e todos terão como foco o empoderamento feminino. 

O primeiro encontro aconteceu do dia 25 de agosto de forma presencial no Centro Ecumênico de Publicações e Estudos Frei Tito de Alencar Lima (CEPE), em São Paulo. Foram feitas rodas de conversas para falar sobre os preconceitos que as mulheres sofrem em diversas situações, formas e espaços. O dia foi finalizado com partidas de futebol entre as mulheres presentes. 

O “Toolkit Meninas no Cruyff Court – Bola nos Pés!” conta com o apoio do Consulado do Reino dos Países Baixos em São Paulo, que reconheceu na proposta a necessidade de incentivar iniciativas que busquem construir uma lógica de comportamentos sociais a partir da perspectiva da mulher brasileira. 

Além dos encontros, todo o material desenvolvido para o projeto será lançado no Campus Cruyff Court, uma plataforma online que oferecerá formações e materiais relacionados ao projeto. Esse Toolkit (“caixa de ferramentas”) tratará exclusivamente da atuação das meninas do Cruyff Court e será disponibilizado para educadores, professores e profissionais do esporte. O lançamento oficial está previsto para novembro de 2023. 

Fundado em 1993, o Instituto Plataforma Brasil é um organização sem fins lucrativos que tem como objetivo criar movimentos de transformação a partir da criação de oportunidades de transformação individual e coletiva por meio da educação, do esporte e da cultura.  

O projeto colabora pra que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU sejam alcançados. São mobilizados principalmente o ODS 4, educação de qualidade, e o ODS 5, igualdade de gênero. 


Compartilhar