Pesquisa quer saber o que é cidadania para as crianças

Compartilhar

A pesquisa promovida pela plataforma Educação para Gentileza e Generosidade quer saber o que “cidadania” significa na perspectiva de crianças e adolescentes brasileiros, incentivando valores como solidariedade e a prática de boas ações.

Imagem: Divulgação
 

Por Redação 

A pesquisa “O que é cidadania?” promovida pela Plataforma Educação para Gentileza e Generosidade é uma iniciativa onde crianças e jovens adolescentes são convidados a compartilhar suas ideias sobre o significado de cidadania. A pesquisa estimula a prática e engajamento dos jovens brasileiros na gentileza, generosidade, solidariedade e respeito para um futuro mais consciente e colaborativo. Para participar, crianças e adolescentes de 3 a 12 anos podem contribuir com suas perspectivas, sempre contando com o auxílio e consentimento de seus pais ou responsáveis.

Acesse a pesquisa aqui.

“Nesta edição, a nossa proposta é investigar o que é cidadania. O que as crianças percebem sobre cidadania? O público adulto já tem um certo distanciamento numa sociedade que nos rotula como consumidores e não como cidadãos, há várias obras teóricas, clássicas, acadêmicas falando sobre isso. Existem também vários sentidos da neurociência que aproximam a questão da vivência e da convivência com uma determinada terminologia, com uma aproximação da efetividade da ação.” diz Marina Pechlivanis, fundadora da Plataforma. 

A série de pesquisas “O que é, o que é” busca entender melhor as perspectivas das crianças brasileiras sobre temas como gentileza, generosidade e, neste caso, cidadania. As respostas das crianças serão utilizadas para mapear suas percepções sobre esses princípios fundamentais, essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária. Para participar, basta perguntar às crianças ou adolescentes o que elas entendem por cidadania e registrar suas respostas sem alterações, garantindo assim a autenticidade e a voz das crianças.

“O primeiro estudo que nós fizemos, o estudo em 2022, o que é o que é solidariedade, nos trouxe dados muito emblemáticos a respeito dessa questão. Nós tínhamos algumas hipóteses, mas concretizou-se a seguinte questão: cerca de 10%, 11% confundiu, numa visão estereotipada – ou na verdade identificou a palavra solidariedade com solidão. É mais que um equívoco sonoro, este é um sonoro equívoco da falta de convivência com esse tipo de repertório, com esse tipo de palavra”, afirmou Marina. 

As respostas farão parte de um estudo para mapear o que pensam as crianças brasileiras sobre os princípios: gentileza, generosidade, solidariedade, sustentabilidade, diversidade, respeito e cidadania (7PEGG), palavras muito importantes para construirmos um futuro com mais conscie?ncia social e senso colaborativo. 

Uma das nossas grandes inquietações na educação para gentileza e generosidade é compreender o que as crianças percebem sobre cada um dos nossos princípios. Porque uma coisa é criar uma expectativa sobre a percepção do público infantil a respeito de valores, a respeito de senso comunitário e tantas outras questões, outra coisa é saber o que a criança acha de fato.” afirmou Marina.

A iniciativa, que contribui e estimula a prática de boas ações, é realizada pela Plataforma Gentileza e Generosidade, parceira do Observatório do Terceiro setor; juntos, organizam lives com jovens ativistas de impacto social, incentivando ainda mais a participação e engajamento dos jovens como forma de promover a cidadania ativa.


Compartilhar