Plataforma humanitária facilita arrecadação de doações após desastres

Compartilhar

A plataforma humanitária permite que os usuários encontrem campanhas e façam doações físicas ou em dinheiro; a iniciativa é do Laboratório Hands, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio

plataforma humanitária
Foto: Adobe Stock

Por Ana Clara Godoi

O Laboratório Hands (LabHands), do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, lançou uma plataforma de arrecadação para causas sociais. O site HandsOn une organizações humanitárias e doadores em um mesmo ambiente digital a fim de viabilizar o auxílio imediato às populações vulneráveis vítimas de desastres e facilitar a criação de campanhas comunitárias. A ferramenta permite que instituições exponham carências físicas e financeiras diante de uma calamidade, assim como permite que um usuário se cadastre e efetue doações.

“Em meio a um desastre, seja ele climático ou não, é difícil criar novas ferramentas para começar uma campanha de arrecadação. As organizações trabalham com o que tem à disposição no momento. Porém, para que a resposta às fatalidades seja antecipada, é preciso haver preparações e nossa intenção é agilizar esse processo através do digital”, afirma Adriana Leiras, coordenadora do projeto.

É possível navegar pela plataforma e encontrar ações em diversos locais do Brasil, sejam elas campanhas comunitárias ou emergenciais. O usuário seleciona a campanha para qual deseja contribuir e pode escolher entre fazer uma doação financeira ou física.

A coordenadora também pretende agrupar no site o máximo possível de organizações humanitárias para aumentar o alcance do projeto. “Já enviamos convites para a Cruz Vermelha, para o Refúgio 343 e para a o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Como as campanhas não precisam de um foco específico, podemos levantar fundos para projetos de saúde, educação, sustentabilidade e combate à fome. Não há restrições”, explica.

O HandsOn é um projeto idealizado no âmbito do laboratório HANDs (Humanitarian Assistance and Needs for Disasters) da PUC-Rio, voltado para pesquisas em Logística Humanitária e Gestão de Operações em desastres, crises e emergências. Através de uma equipe especializada em engenharia de produção, gestão, tecnologia, logística e planejamento de operações, o local visa desenvolver projetos de pesquisa e práticos para propor soluções inovadoras para situações de calamidade. A inciativa está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2, 10 e 17, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem, respectivamente, o combate à fome, a redução das desigualdades e o uso da tecnologia para o desenvolvimento.


Compartilhar