Projeto artístico social leva Comédia Stand Up para mulheres

Compartilhar

O projeto Stand Up para Mulheres irá se apresentar em uma unidade prisional feminina da capital paulista e em um dos equipamentos do CRAS da cidade de Santo André em março

stand up
Foto: Projeto Stand Up no CCM de Santo Amaro | Divulgação

Por Ana Clara Godoi

Em um mercado predominantemente masculino, o projeto Stand Up para Mulheres incentiva artistas mulheres e a formação de público feminino a ocupar espaços alternativos à cena convencional da comédia stand up, como bares e teatros. Organizado de maneira voluntária e com a ajuda de organizações e pessoas físicas patrocinadoras, o Stand Up para Mulheres já levou o riso para os Centros de Cidadania da Mulher do Grajaú, Santo Amaro e Parelheiros e para as três unidades da Fundação CASA Feminina de São Paulo. Cerca de 200 mulheres já foram público da ação.

Em março, mês da mulher, o projeto irá se apresentar em unidade prisional feminina da capital paulista e em um dos equipamentos do CRAS da cidade de Santo André. Além disso, o projeto inicia vivência de criação de texto de comédia stand up nas unidades da Fundação CASA Feminina. Trazer um projeto cultural para um espaço social é uma forma de colocar  a cultura como participante   ativa de transformação, fazendo com que estes locais também sejam vistos por outros projetos artísticos como parte do circuito de ações e apresentações.

“Essas meninas e mulheres não estão ocupando os bares, os teatros e os clubes de comédia em que os comediantes costumam se apresentar, e nem mesmo nós mulheres, que somos minoria na cena, estamos ocupando de maneira equivalente. O projeto é uma forma de encorajar o riso do ponto de vista feminino e falar com mulheres sobre nossas particularidades e peculiaridades”, explica Paula Simões, comediante, produtora de teatro e criadora do projeto. 

São convidadas comediantes que, além de ter um texto apropriado para faixa etária e público de cada show, debates temas como o medo de se relacionar, baixa autoestima, dificuldades de sociabilidade, preconceitos, infância, maturidade, trabalho, corporalidade feminina. Entre as comediantes parceiras que participam do elenco estão as artistas Marcela Galvão, Paula Cancian, Luana Farnezi, Romina Marbella, Ana Viegas, Lilia Limonada, Vera Sampaio, Maria Silvia do Nascimento.

A ação contribui para os ODS 4 e 5, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem, respectivamente, o acesso à cultura e a igualdade de gênero.


Compartilhar