Projeto ensina crianças sobre preservação de terras indígenas no Minecraft

Compartilhar

O projeto educacional busca conscientizar as crianças sobre os direitos dos povos indígenas e a preservação do meio ambiente, por meio de um novo mapa disponibilizado no game Minecraft

minecraft
Foto: A Terra Não Minerável | Divulgação

Por Ana Clara Godoi

A exploração ilegal de terras indígenas no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos anos, contaminando o solo, a água e dizimando parte dos povos originários. Para conscientizar a nova geração sobre a importância da preservação da população indígena, foi lançado em 19 de abril, Dia Nacional dos Povos Indígenas, o projeto “A Terra Não Minerável”, uma iniciativa educacional dentro do game Minecraft.

O jogo originalmente ensina as crianças a minerarem e desenvolverem seus mundos. Em um mapa ambientado na Floresta Amazônica, formado pelos povos originários, seus rios, árvores, pássaros, fogueiras, entre outros elementos, as crianças terão a oportunidade de aprender sobre a preservação do meio ambiente. No novo modelo criado “A Terra Não Minerável”, como o próprio nome sugere, se torna impossível fazer a mineração do solo, subvertendo a lógica do jogo. Ao invés, abre-se para os jogadores um espaço de aprendizagem desenvolvido com o apoio de um consultor pedagógico especializado no Minecraft Education. “O mapa apresenta elementos da cultura indígena no Brasil em um mundo virtual para trazer consciência real”, destaca Francisco Tupy, consultor em Minecraft Educational.

O projeto será disponibilizado para todas as crianças dentro do Minecraft Educacional e inclui iniciativas pedagógicas junto aos professores para que levem seus alunos a conhecerem um pouco sobre as comunidades indígenas e suas culturas, por meio de atividades educativas. Explorando o sistema encontrado nessas “terras indígenas”, as crianças são levadas a entender por que as terras destas comunidades devem ser respeitadas.

A iniciativa tem a participação da Amazone-se, do Centro de Trabalho Indigenista – CTI e da Survival International, organizações da sociedade civil que atuam junto a comunidades indígenas na Amazônia, e contribui para os ODS 10 e 15, metas da Agenda 2030 da ONU que dizem respeito à redução das desigualdades e à preservação da vida terrestre.

“Estamos muito felizes por apoiar o início de um projeto potente e inovador que mistura pedagogia e tecnologia. É urgente e necessário valorizar e trazer as riquezas e culturas vivas da nossa Amazônia para a educação das crianças de todo o Brasil. Acreditamos no potencial de crescimento e expansão de novas vertentes futuras desse projeto educacional”, destaca Guilherme Cesaro, diretor pedagógico e jurídico da Amazone-se.

“A Terra Não Minerável é um projeto essencial para a conscientização das novas gerações sobre a importância de proteger as terras indígenas, a enorme biodiversidade que se encontra nelas, e de respeitar os melhores guardiões da natureza que são os povos indígenas”, endossa Priscilla Oliveira, pesquisadora e ativista da Survival International.


Compartilhar