Rede Comuá lança publicação sobre filantropia e comunicação comunitária

Compartilhar

No dia 20 de junho, a Rede Comuá lançou a publicação “Filantropia e Comunicação Comunitária: Caminhos para o Fortalecimento da Comunicação por Direitos no Contexto da Sociedade Civil no Brasil”; o estudo explora como a filantropia comunitária pode apoiar a comunicação local e democrática, essencial para dar voz às comunidades e fortalecer a justiça social.

Imagem: Rede Comuá / divulgação

No dia 20 de junho, a Rede Comuá lançou a publicação “Filantropia e Comunicação Comunitária: Caminhos para o Fortalecimento da Comunicação por Direitos no Contexto da Sociedade Civil no Brasil”. O evento ocorreu online, reunindo especialistas como Diego Cotta e Renata Saavedra, autores da obra, e outros convidados do setor. A publicação visa explorar como a filantropia comunitária pode apoiar e fortalecer iniciativas de comunicação local, essenciais para o desenvolvimento democrático das comunidades brasileiras.

A importância desse lançamento reside na necessidade de fortalecer a mídia comunitária como um pilar para a democracia e o desenvolvimento social. A comunicação por direitos permite que vozes marginalizadas sejam ouvidas, promovendo uma representação mais justa e equilibrada. A obra analisa como a filantropia pode contribuir significativamente para este setor, estabelecendo parcerias que alavanquem a capacidade de mídia local em influenciar positivamente suas comunidades.

A publicação é direcionada principalmente a financiadores e praticantes de filantropia que ainda não estão diretamente envolvidos com a comunicação comunitária, mas reconhecem sua importância. Com insights valiosos, o texto incentiva esses atores a avaliam novos caminhos e práticas capazes de fortalecer a mídia comunitária e democrática. Além disso, serve como um guia para inspirar ações colaborativas que ampliem a capacidade de impacto social dessas iniciativas.

O evento de lançamento contou com a presença de Graciela Hopstein, da Rede Comuá, Tony Marlon, comunicador popular e colunista do ECOA/UOL, Rodrigo Montaldi, do Fundo Casa Socioambiental, Mônica Nóbrega, do Fundo Brasil, e Rodrigo Savazoni, do Instituto Procomum. Eles discutiram as interseções entre filantropia e comunicação comunitária, destacando como essas parcerias podem ser ampliadas para fortalecer a democracia e a justiça social no Brasil.

Com o “Filantropia e Comunicação Comunitária: Caminhos para o Fortalecimento da Comunicação por Direitos no Contexto da Sociedade Civil no Brasil”, a Rede Comuá alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU. E assim, a iniciativa visa garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades sociais e de resultados.

A Rede Comuá é uma plataforma que reúne diversos financiadores independentes, como fundos temáticos, comunitários e fundações, que mobilizam recursos de várias fontes para apoiar organizações da sociedade civil atuantes em justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário. O apoio financeiro às iniciativas lideradas por minorias políticas é uma estratégia fundamental para promover agendas de reconhecimento e defesa de direitos, contribuindo para o fortalecimento da democracia no Brasil. A Rede visa fortalecer a colaboração entre seus membros, ampliando seu papel em processos de transformação social e incidência política, ao mesmo tempo em que destaca suas ações tanto na filantropia quanto na esfera pública.


Compartilhar