Tampa de garrafa pet transforma água suja em potável na Colômbia

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Cerca de 4 milhões de pessoas vivem em áreas com escassez de água limpa ou sem acesso a recursos necessários na Colômbia. Para resolver esse problema, a Baylor Foundation desenvolveu os “Filter Caps”, em parceria com a Ogilvy Colômbia. Trata-se de mais de mil filtros biodegradáveis, com capacidade de processar cerca de 720 mil litros de água potável por ano. A iniciativa contou com o apoio e impulsionamento da Cruz Vermelha Colombiana.

Imagem: Divulgação

Cerca de 4 milhões de pessoas vivem em áreas com escassez de água limpa ou sem acesso a recursos necessários na Colômbia. Para resolver esse problema, a Baylor Foundation desenvolveu os “Filter Caps“, em parceria com a Ogilvy Colômbia.

Trata-se de mais de mil filtros biodegradáveis, com capacidade de processar cerca de 720 mil litros de água potável por ano. A iniciativa contou com o apoio e impulsionamento da Cruz Vermelha Colombiana.

A solução transforma a tampa de uma garrafa PET em uma estação de água completa. Na execução, foi usada uma tecnologia em 3D, feita de resina à base de amido de milho – opção sustentável que reduz a dependência de plásticos tradicionais. O filtro tem 6cm x 4cm e funciona em camadas de metais, minerais e substratos naturais, retendo bactérias e impurezas, e finalizando com uma camada que mineraliza a água.

Na primeira fase de distribuição, a Cruz Vermelha da Colômbia irá entregar cerca de 480 filtros para a comunidade do Centro Alto, em Sopó, Cundinamarca; El Tablón e El Retiro em La Plata, Huila; e Santa Bárbara no município de Toronto em Cauca, alcançando cerca de duas mil pessoas, de acordo com a agência.

As 200 primeiras unidades foram entregues pela equipe da Ogilvy à comunidade Flor de Olivo, em Guajira (Colômbia). Ao longo deste ano, mil filtros serão distribuídos a fim de beneficiar em torno de 10 mil vidas.

“Essa ideia nasceu dentro da agência, mas ganhou colaboradores científicos e agora está sendo lançada para o mundo e será direcionada para as pessoas vulneráveis como uma ótima solução sustentável para tomar água limpa”, observa a brasileira Keka Morelle, diretora de criação da Ogilvy Latina.

 


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