Visão Mundial distribui ‘Kit Ternura’ no Rio Grande do Sul

Compartilhar

A Visão Mundial e parceiros privados, além de distribuir água potável, alimentos e itens de higiene para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, preparou o “kit ternura”, destinado à atender as necessidades das crianças e adolescentes afetadas pela tragédia.

Foto: Visão Mundial/Divulgação

Por Redação

A Visão Mundial, organização humanitária com mais de 45 anos de presença no Brasil, está respondendo à emergência provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Em parceria com o Instituto Heineken, Instituto Embraer, P&G e Fundação Banco do Brasil, a ONG busca intensificar a assistência às comunidades afetadas. A iniciativa visa suprir as necessidades imediatas das famílias atingidas por meio da distribuição de mais de 15 mil kits de ternura, especialmente desenvolvidos para crianças, além de alimentos, água potável, kits de higiene e itens de proteção pessoal.

Os 15 mil kits de ternura, em particular, são recursos lúdicos destinados a minimizar os impactos emocionais nas crianças e adolescentes afetados pelas chuvas. Nos kits contém jogos pedagógicos, caderno para colorir, giz de cera, massa de modelar e outros materiais que permitem que a criança tenha momentos de descontração.

Cerca de 300 mil alunos das escolas estaduais do Rio Grande do Sul não têm previsão para voltar às aulas depois da enchentes, e mais de 400 escolas foram danificadas e outras dezenas estão funcionando como abrigos. “As crianças, um dos grupos mais vulneráveis em meio a crises, muitas vezes não têm a menor noção da magnitude dos eventos que estão vivenciando. Elas se encontram desprovidas de suas bases mais fundamentais – casa, família, amigos – e estão sob um impacto psicológico devastador que, sem a intervenção adequada, pode deixar cicatrizes duradouras”, afirma Thiago Crucciti,  Diretor da ONG Visão Mundial Brasil.

A ONG também está atuando com foco em auxiliar o psicológico das crianças. “Nossa missão prioritária é atender a essas necessidades urgentes, focando especialmente nas crianças cuja saúde mental está profundamente comprometida. Por isso, estamos mobilizados na distribuição os kits de ternura, que são projetados para oferecer atividades que ajudam a ocupar suas mentes e corações durante estes tempos turbulentos. Cada kit representa um passo em direção à recuperação e à normalidade, algo essencial para que essas crianças possam começar a curar as feridas invisíveis que carregam”, conclui Crucciti.

A ONG está recebendo doações tanto do setor privado, por meio do e-mail [email protected], quanto de pessoas físicas via pix: [email protected]. Cada contribuição é fundamental para ajudar as famílias a reconstruírem suas vidas e superarem os desafios causados pelas chuvas, refletindo o compromisso da Visão Mundial em proteger os direitos das crianças e adolescentes em situações de emergência.

Essa colaboração com o setor privado fortalece a capacidade da Visão Mundial de oferecer uma resposta rápida e eficaz às emergências. Os recursos provenientes dessas parcerias serão cruciais para adquirir os suprimentos necessários e proporcionar suporte às comunidades vulneráveis durante essa crise.

A ação de distribuição de ajuda humanitária às comunidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1 – Erradicação da Pobreza e ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.


Compartilhar