Voluntariado transformador: Semana das Boas Ações 2024

Cultura de Doação
Compartilhar

A Semana das Boas Ações 2024 mobilizou mais de 2.300 voluntários em 130 ações; evento ocorreu em 14 estados do Brasil, promovendo a solidariedade e engajamento social. Neste ano, com o apoio do Good Deeds Day, houve a premiação das 10 ações que mais mobilizaram voluntários durante a Semana das Boas Ações

Foto: Divulgação | Dias das Boas Ações/Ana Avelar.

 

A Semana das Boas Ações, uma iniciativa global que promove o engajamento voluntário e a solidariedade, foi realizada em todo o Brasil de 11 a 18 de maio de 2024. Este movimento, que une pessoas, organizações e empresas em torno de ações voluntárias, tem o objetivo de transformar boas intenções em ações concretas que beneficiem comunidades em diversas áreas. Desde 2012, o Atados atua como uma plataforma que facilita a conexão entre voluntários e oportunidades de engajamento social, fortalecendo a atuação de organizações em causas diversas.

Nesta edição, foram realizadas mais de 130 ações, unindo mais de 2.300 voluntários em 14 estados diferentes do Brasil, além de ações online. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão e Distrito Federal estiveram entre os participantes. O engajamento de voluntários abrangeu uma ampla gama de causas, desde a preservação ambiental até a assistência a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, passando pela luta contra a fome e o estímulo à arte e cultura.

Neste ano, com o apoio do Good Deeds Day, houve a premiação das 10 ações que mais mobilizaram voluntários durante a Semana das Boas Ações. Com uma variedade de atividades e causas, muitas pessoas se uniram para formar uma rede de solidariedade. As 10 iniciativas premiadas destacam-se dentre os mais de 100 projetos realizados durante esta semana: a OHQUIDEA (SP, RS, RJ, PE, CE) mobilizou 731 voluntários; a organização Bota pra Girar do RJ mobilizou 230 voluntários; a Maria Alice Ventura da Mãos que Ajudam em SP mobilizou 130 voluntários; a Associação Semear Esperança Social (ASES) de SP mobilizou 90 voluntários; o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo do PR mobilizou 88 voluntários; o Projeto Ginga no RN mobilizou 80 voluntários; a Mobiliza Já do DF mobilizou 61 voluntários; a Turma da Touca em SP, 45 voluntários; a Farofada do Bem  em SP mobilizou 45 voluntários; e a ADIFAT no RJ mobilizou 35 voluntários.

“O maior impacto da Semana das Boas Ações, assim como a importância do evento, é legitimar a cultura do voluntariado no Brasil, nos conectando com mais de 100 países. Quando você entra no Instagram do Good It’s Day, vê imagens de organizações realizando ações muito parecidas com as ações que a gente realiza no Brasil e acho que isso causa uma sensação de pertencimento e até uma força para continuarmos agindo; vemos que não estamos sozinhos no que estamos fazendo. Há um propósito, uma rede de pessoas que pensa do mesmo jeito que a gente, que tem uma rede muito potente ao redor do mundo”, afirmou Rosa Dias, gerente de projetos do Atados.

A mobilização nacional visa inspirar a participação em trabalhos voluntários. Ao acessar o site do evento, os interessados podiam encontrar diversas oportunidades de voluntariado em ONGs e iniciativas que abordam questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a promoção do bem-estar social. Essa semana especial também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, ao promover ações que contribuem diretamente para metas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, saúde e bem-estar, entre outros.

Essa iniciativa é um convite para que todos encontrem formas significativas de contribuir para o bem comum, promovendo não apenas mudanças locais, mas também fortalecendo os laços de solidariedade que transcendem fronteiras e culturas. O evento valoriza o trabalho das organizações sociais durante o ano todo e também incentiva novas pessoas a se tornarem voluntárias, proporcionando uma experiência enriquecedora de participação cívica.


Compartilhar