A crise política no Brasil

A crise política no Brasil
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 56:47
 
1X
 

Segundo o levantamento LAPOP – Barômetro das Américas, quase 6 em cada 10 brasileiros não estão satisfeitos com o funcionamento da democracia no Brasil.

O percentual registrado (58%) representa uma queda em relação a 2017, quando 78% aprovavam a democracia no país.

O levantamento também revela que 35% dos brasileiros são favoráveis ao golpe militar em um cenário de muita corrupção.

Dos 13 países avaliados no estudo, o Brasil fica com o 9º lugar no ranking de respeito às instituições, ficando atrás de Nicarágua, México e Guatemala, sendo as Forças Armadas a instituição que mais gera confiança (70%).  Os brasileiros também são o segundo povo que mais aprova os militares, perdendo apenas para os equatorianos (73%).

Para falar sobre a crise política no Brasil, no Olhar da Cidadania do dia 25 de setembro, recebemos Armando Boito, professor titular de Ciência Política da Unicamp, pesquisador das relações de classe no capitalismo neoliberal no Brasil e na América Latina, e doutor em Sociologia (USP) com pós-doutorado na Fondation Nationale des Sciences Politiques (França).

Boito é autor de diversos livros, entre eles ‘O Golpe de 1954: a burguesia contra o populismo’ (Editora Brasiliense) e ‘Reforma e crise política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT’ (2018).

Entre os assuntos abordados estão: crise na democracia; diminuição dos espaços democráticos; independência das instituições; ameaças à liberdade democrática; avanços do campo progressista; semelhanças entre 1964 e hoje; saídas para a crise pelo campo democrático; impacto do protagonismo do poder judiciário na crise democrática; influência da Operação Lava Jato; papel das Forças Armadas; alienação; e a democratização do país.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre a relação entre o desemprego e a alta incidência de casos depressivos; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre as discussões políticas que envolvem a crise na Amazônia.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM