Abelhas e agrotóxicos

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Abelhas e agrotóxicos
Loading
/

O Brasil possui mais de 2 mil espécies de abelhas. Em 2020 foi aprovado o registro de 493 agrotóxicos, sendo o maior número já registrado pelo Ministério da Agricultura – o marco interfere diretamente na existência e bem-estar das abelhas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a polinização por abelhas é responsável por pelo menos por 1/3 da produção mundial de alimentos, polinizando 85% das florestas e 70% das culturas agrícolas; pesquisadores da FAPESP realizaram um estudo da influência dos agrotóxicos nas vidas das abelhas e as consequências dessas substâncias para estes insetos.

A realidade compromete o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2 e 12 da Agenda de 2030 da ONU, que dizem respeito à fome zero e agricultura sustentável e consumo e produção responsável.

Para refletir sobre Abelhas e Agrotóxicos, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (06/07), Ana Lucia Delgado Assad, diretora executiva da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) e Osmar Malaspina, professor do Instituto de Biociências da UNESP em Rio Claro e coordenador do Grupo de pesquisa em Ecotoxicologia e Conservação de Abelhas (LECA).

Também contamos com a participação de Gabriela Chabbouch, especialista em Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.