As contradições da sociedade brasileira

As contradições da sociedade brasileira
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 55:12
 
1X
 

Estudos do psicanalista Sigmund Freud a respeito da natureza e do comportamento humano auxiliaram na compreensão do homem e a sua insatisfação em relação a sociedade.

O Brasil, por exemplo, caiu 4 posições do ranking mundial dos países mais felizes do mundo, deixando a 28° posição para a 32°, segundo o Relatório Anual da Felicidade produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Fatores como o Produto Interno Bruto (PIB), o acesso a assistência social, a expectativa de vida, corrupção, a qualidade de vida oferecida à imigrantes e a noção de liberdade, pesam na hora de definir o ranking.

Pensando no cenário atual,  como a psicanálise pode se aproximar da população brasileira para sanar as contradições sociais e ajudar a entender a sociedade em que vivemos?

Para falar sobre a psicanálise e as contradições da sociedade brasileira, no Olhar da Cidadania do dia 09 de outubro, recebemos a psicanalista, co-coordenadora da Rede Clínica da USP e membro do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP), Clarice Pimentel Paulon; e o psicanalista, membro da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (IP-USP) e do coletivo de psicanalistas Margens Clínicas, que viabiliza atendimento a vítimas de violência de Estado, Rafael Alves Lima.

Entre os assuntos abordados estão: a função social da psicanálise; a relação entre a psicanálise e as políticas públicas; a visão elitista da psicanálise sobre o país; o papel da Guerra Fria na transformação da psicanálise; a onda conservadora da psicanálise; terapia como solução social; psicanálise vs. religião; alienação na sociedade; preconceito em relação a psicanálise; e as desigualdades observadas pela psicanálise.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre as novas noções de felicidade na sociedade; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre os ataques as instituições democráticas.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM