Atividade física e qualidade de vida

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Atividade física e qualidade de vida
Loading
/

A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada em 2020, trouxe números alarmantes sobre os sedentários no Brasil; segundo a pesquisa, quase metade da população brasileira com mais de 18 anos de idade é insuficientemente ativa (40,3%), mas a parcela mais atingida pelo problema é a das pessoas com mais de 60 anos; nesse caso 59,7% dela é de indivíduos sedentários.

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física regular ou pelo baixo nível de atividade física. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado que a prática de exercícios físicos moderados deve chegar de 150 a 300 minutos semanais, ou então 75 minutos com maior vigor, garantindo a manutenção e melhora da saúde mental e física dos realizadores das atividades físicas.

Para refletir sobre atividades físicas e qualidade de vida, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (31/08), Bruno Gualano, docente da Faculdade de Medicina da USP e Coordenador do Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia (HCFMUSP) e do Grupo de Pesquisa em Fisiologia Aplicada & Nutrição (FMUSP); e Maria Eugênia Bresolin Pinto, médica de família, comunidade e do esporte. Professora e Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Mestre e Doutora em epidemiologia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Também contamos com a participação de Gabriela Chabbouch, especialista em Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Brasil ODS – Observatório na rádio Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Adobe Stock