Crianças e violência

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Crianças e violência
Loading
/

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, os cinco primeiros meses de 2022 registraram 4.500 denúncias sobre violação dos direitos humanos contra crianças e adolescentes no Brasil. Dentre as violações contra esse grupo, estão a violência sexual, evasão escolar e o bullying.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) registrou que 1,8 milhão de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil em 2019. Durante a pandemia, esse número aumentou ainda mais.

A realidade compromete o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16, da Agenda de 2023 da ONU, que diz respeito à paz, justiça e instituições eficazes.

Para refletir sobre crianças e violência, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (29/09) a professora do departamento de medicina preventiva da FMUSP e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (LIEVES), Maria Fernanda Tourinho Peres; e a advogada do Instituto Alana e mestre em ciências com foco no Estado democrático de direito pela USP, Mariana Albuquerque Zan.

O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Caleb Woods | Unsplash