Direitos Humanos no Brasil

Direitos Humanos no Brasil
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 55:06
 
1X
 

De acordo com um relatório elaborado pelo Instituto Ipsos em 2018, 6 em cada 10 brasileiros acreditam que os direitos humanos beneficiam mais criminosos e terroristas do que a população em geral.

O estudo também revela que 28% da população concorda com a frase “direitos humanos não significam nada no meu cotidiano”.

Para falar sobre direitos humanos no Brasil, no Olhar da Cidadania do dia 13 de novembro, recebemos Lídia Helena Costa Passos e Sheila de Carvalho.

Lídia Helena Costa Passos é Subprocuradora Geral de Justiça de Relações Externas e Integração Institucional do Ministério Público do Estado de São Paulo; bacharela, mestra e doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; e especialista em Direito Ambiental e Urbanístico, Políticas Públicas e Negociação Jurídica em matéria de Interesses Públicos.

Sheila de Carvalho é advogada de direitos humanos; Coordenadora de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos; Coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP; e Fellow da ONU no Programa para Pessoas Afrodescendentes.

Entre os assuntos abordados estão: o que são os direitos humanos, como a população percebe os direitos humanos, direitos das minorias, quais as parcelas da população que mais têm os seus direitos violados e como os partidos políticos entendem os direitos humanos.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o mal-estar na sociedade; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre os 130 anos da República Brasileira e o que é uma República.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM