Igualdade de Gênero

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Igualdade de Gênero
Loading
/

Recentemente, o Brasil alcançou a 78ª posição em um ranking que mede igualdade de gênero em 144 países. O dado faz parte do Índice de Gênero dos ODS 2022, desenvolvido pela Equal Measures 2030, um relatório global que avalia a evolução dos países em metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O mau desemprenho do Brasil fez com que o país ficasse atrás até de outros países da América Latina, como o Uruguai (31ª), a Argentina (44ª), o Chile (49ª) e o Paraguai (74ª). Na edição anterior do ranking, em 2019, a posição do país era a 77ª.

Na setor cultural, são inúmeras as tentativas de lutar e promover a igualdade de gênero, principalmente entre a juventude. Cursos de formação teatral, por exemplo, quebram barreiras de gênero que cercavam o mais conhecido personagem circense, o palhaço, levando atrizes a desenvolverem aptidões para a função.

Para refletir sobre o ODS 5: Igualdade de Gênero, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (31/03), Ana Luísa Cardoso, a palhaça Margarita, que é também atriz, diretora e professora, com vários cursos no exterior (Argentina, Paris e Londres).

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Adobe Stock | Licenciado