Inteligência artificial e saúde mental

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Inteligência artificial e saúde mental
Loading
/

O Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina. Um levantamento do Ministério da Saúde diz que mais de 11% dos brasileiros já foram diagnosticados com depressão, sendo a maior parte dessas pessoas são mulheres. Por outro lado, o Brasil também é o país que mais usa inteligência artificial nessa região, e cientistas estão usando inteligência artificial e uma rede social para criar um modelo que prevê ansiedade e depressão.

A realidade envolve os Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 3 e 9, da Agenda de 2023 da ONU, que diz respeito à saúde e bem-estar e ao acesso à tecnologia e inovação.

Para refletir sobre inteligência artificial e saúde mental, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (01/06), Clarice Pimentel Paulon, psicanalista, professora credenciada no programa de pós-graduação em educação sexual da UNESP de Araraquara e supervisora da residência em rede da Prefeitura de São Paulo; e Ivandre Paraboni, professor associado da Universidade de São Paulo que desenvolve pesquisas na área de ciência da computação e processamento de língua natural.

Também contamos com a participação de Gabriela Chabbouch, especialista em Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.