Mudanças Climáticas

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Mudanças Climáticas
Loading
/

Um estudo sobre mudanças climáticas, realizado por cientistas do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revelou que nos litorais do Espírito Santo, do Rio Grande do Sul e de São Paulo, a frequência de ocorrências diárias de extremos de temperatura e das ondas de calor aumentou ao longo dos últimos 40 anos – com um crescimento de 188%, 100% e 84%, respectivamente. O aumento de ondas de calor e de frio tem vários impactos na sociedade, que vão desde o desconforto térmico até o crescimento de incêndios florestais, problemas de saúde e da mortalidade de animais, plantas e dos seres humanos, especialmente idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

A realidade compromete o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 13, da Agenda de 2023 da ONU, que diz respeito à ação contra a mudança global do clima.

Para refletir sobre Mudanças Climáticas, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (04/05), o professor da Universidade Federal de São Paulo e representante brasileiro na UNESCO para Cultura Oceânica, Ronaldo Christofoletti.

Também contamos com a participação da cofacilitadora do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 e coordenadora geral da Gestos, Alessandra Nilo, e da especialista em ODS e Desenvolvimento Local, Gabriela Chabbouh.

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.