O acesso à justiça no Brasil

O acesso à justiça no Brasil
O Olhar da Cidadania

 
 
00:00 / 54:32
 
1X
 

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha apontou que apenas 25% da população confia muito no Poder Judiciário, enquanto 49% confiam um pouco e 24% não confiam. O quadro se amplia em outra pesquisa, agora realizada pelo Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea), que utilizou de uma escala de zero a 10 para avaliar a Justiça Brasileira. A média da nota dada pela população foi de 4,55.

A demora dos processos, a burocracia e a impunidade estão entre os fatores que causam a insatisfação popular em relação ao Poder Judiciário. Vale ressaltar que boa parte da população, principalmente os mais pobres, não conseguem ter acesso à justiça devido a falta de recursos ou desconhecimento de seus direitos.

Para falar sobre o Poder Judiciário no Brasil, no Olhar da Cidadania do dia 23 de outubro, recebemos André Augusto Bezerra, juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo, ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD), e professor formador na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Superior Tribunal de Justiça); e Cristiano Avila Maronna, advogado, secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, e membro do Conselho de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).

Entre os assuntos abordados estão: o valor da justiça brasileira; qualidade do poder judiciário; Operação Lava Jato; corrupção na própria corrupção; sociedade do direito penal; Judiciário como refém da Operação Lava Jato; votação sobre as condenações em 2º instância; encarceramento em massa; superlotação das cadeias brasileiras; combate aos crimes do colarinho branco; e a destruição da economia brasileira pelo espetáculo.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o mal estar na sociedade e a relação com o filme Bacurau (2019) ; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o decreto 10.046 e o surgimento de uma central de convergência de dados dos brasileiros.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM