Racismo e Violência

Racismo e Violência
Observatório na Trianon

 
 
00:00 / 57:09
 
1X
 

Esta semana, o vídeo de um jovem negro sendo torturado por seguranças de uma unidade do supermercado Ricoy, na Zona Sul da cidade de São Paulo, gerou uma série de debates no país sobre o racismo institucionalizado e a violência, principalmente contra jovens negros e periféricos.

O adolescente que aparece no vídeo, despido e sendo chicoteado, tem apenas 17 anos, e sofreu a tortura por ter tentado furtar quatro barras de chocolate.

No momento, a polícia investiga o caso, e já identificou os dois suspeitos. A pena para o crime de tortura pode variar entre 2 e 8 anos de prisão.

Segundo o Atlas da Violência 2019, os índices de violência contra a população negra são preocupantes, já que 75,5% da vítimas de homicídios no Brasil são negras.

Para debater sobre o racismo institucionalizado e a violência contra negros no Brasil, recebemos, no nosso programa de rádio desta quinta-feira (05/09), Sheila Santana de Carvalho, advogada, coordenadora do Núcleo de Violência Institucional da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP e coordenadora de Práticas Empresariais e Políticas Públicas do Instituto Ethos, e Juliane Cintra de Oliveira, coordenadora institucional de eventos, comunicação e tecnologia da Ação Educativa e membra da Diretoria Regional de São Paulo da Abong – Organizações em Defesa dos Direitos e Bens Comuns.

A apresentação foi dos jornalistas Franklin Valverde e Maria Fernanda Garcia.