Saúde mental na terceira idade

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Saúde mental na terceira idade
Loading
/

A depressão atinge 13% da população brasileira da terceira idade entre os 60 e 64 anos, segundo dados do IBGE. Além disso, uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) apontou que idosos que relataram sentir solidão têm quatro vezes mais chances de desenvolver depressão.

Por esse motivo, um estudo apoiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), realizou um ensaio clínico randomizado que utilizava mensagens de Whatsapp para ajudar idosos atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a saírem da depressão. O estudo envolveu 603 participantes com idade superior a 60 anos, obtendo resultados positivos.

Para falar sobre saúde mental na terceira idade, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (06/06), as entrevistadas:

  • Marcia Scazufca – professora na pós-graduação do departamento de psiquiatria da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e pesquisadora científica no Hospital das Clínicas;
  • Maisa Kairalla – médica geriatra e clínica geral. Membro da Câmara Técnica de Geriatria do CREMESP (Conselho Regional de Medicina do estado de São Paulo).

Também contamos com a participação da colunista do Observatório do Terceiro Setor, Gabriela Chabbouch, especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi do jornalista Joel Scala.

.

Foto: CANVA