Vida na Água

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Vida na Água
Loading
/

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 14 da Agenda 2030 da ONU diz respeito à “Vida na Água”. Ou seja, a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos aquáticos. Para o Brasil, o desafio é imenso.

O país possui mais de 8.500 quilômetros de linha de costa e 3,6 milhões de quilômetros quadrados de área marinha sob jurisdição nacional, além das bacias hidrográficas e aquíferos de água doce, que ocupam cerca de 60% do território brasileiro.

No entanto, o país é um grande poluidor dos mares, sendo o sexto que mais descarta plástico no oceano, além de não ter uma política consolidada contra a pesca predatória ou contra acidentes ambientais como vazamentos de óleo no mar.

Para refletir sobre Vida na Água, reprisamos no Brasil ODS desta quinta-feira (02/03) o programa com Gabriel Brejão, doutor em biologia animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pesquisador em pós-doutorado no Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); e Alexander Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da USP, responsável pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Adobe Stock | Licenciado