Edital incentiva a produção de conteúdo jornalístico sobre o oceano

Editais
Compartilhar

O Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental, divulgado pela Fundação Boticário, realizado em cooperação com a UNESCO, recebeu 56 propostas de jornalistas de todas as regiões do Brasil, direcionados a diferentes plataformas – revistas, jornais, rádios, portais, TVs e podcasts.

Foto: Pixabay

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou na última sexta-feira (28/06), as cinco propostas de reportagem vencedoras da quarta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. As iniciativas selecionadas abordam a relação da conservação do oceano com a prática esportiva na zona costeira e receberão bolsas de R$ 10 mil cada para que os trabalhos sejam produzidos. O Edital é realizado em cooperação com a UNESCO, em sintonia com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

“É uma alegria chegarmos à quarta edição do Edital Conexão Oceano atingindo um recorde de inscritos e com propostas consistentes para abordar um tema relacionado com grande parcela da população. Associar a importância de um ambiente marinho saudável com a prática de esportes na praia ou no mar é um tema extremamente relevante em um ano em que a atenção de todos volta-se para atletas de elite, que podem ter seu desempenho comprometido por questões ambientais”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues, lembrando que cerca de 17% dos brasileiros declaram gostar de praticar esportes quando estão próximos do mar, segundo o estudo Oceano sem Mistérios: A relação dos brasileiros com o mar, de 2022.

O Edital recebeu 56 propostas de jornalistas de todas as regiões do Brasil, direcionados a diferentes plataformas – revistas, jornais, rádios, portais, TVs e podcasts. O Comitê Avaliador, composto por 15 profissionais das áreas de comunicação e relacionadas com as agendas de oceano e esportes, analisou critérios como criatividade e originalidade; relevância para a sociedade; consistência do plano de apuração e portfólio e currículo do candidato. As propostas contempladas pelo Edital deverão ser publicadas até novembro deste ano.

Confira os selecionados:

– Fabiana Maranhão Lourenço da Silva e Gabriel Gatto, para Terra

– Larissa Noguchi de Oliveira e Márcio Ryuichi Kawakami Nagano, para Amazônia Vox

– Martina Medina Cavalcanti, para Um Só Planeta

– Mauren Luc, para Folha de S.Paulo

– Nathan Elias Fernandes Santos e César Felipe Abílio de Oliveira, para Revista Galileu

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com mais de 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.700 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.


Compartilhar