‘Plataforma Conjunta’ destaca boas práticas que fortalecem organizações sociais
A plataforma Conjunta disponibiliza conteúdos sobre acesso a recursos, boas práticas de gestão e desenvolvimento institucional; entre as 25 organizações da sociedade civil que contribuem para o material da ferramenta está a Fundação José Luiz Egydio Setúbal
Por Ana Clara Godoi
As organizações da sociedade civil (OSCs) atuam em prol de interesses coletivos e são parceiras e fiscalizadoras do Estado na implementação de políticas públicas voltadas, principalmente, às causas socioambientais e de defesa dos direitos humanos. Para potencializar a atuação das OSCs, foi lançada no 12º Congresso GIFE a Conjunta, uma plataforma informativa sobre o desenvolvimento institucional nas organizações da sociedade civil.
A iniciativa colaborativa busca disseminar conhecimento, ferramentas, boas práticas de gestão, formações, construção de redes e oportunidades de acesso a recursos para promover o desenvolvimento e fortalecer a missão das organizações, contribuindo também para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
A ferramenta se divide em três módulos. No módulo Conteúdos é possível encontrar materiais sobre captação de recursos, gestão de pessoas, desenvolvimento institucional, monitoramento e avaliação, planejamento, governança, gestão jurídica, comunicação, gestão financeira. No módulo Jornadas Formativas, serão divulgadas e desenvolvidas jornadas de aprendizagem para as organizações, considerando as necessidades e formatos de formações. Já no módulo Recursos Financeiros, a plataforma mapeará todas as fontes de recursos financeiros existentes, dando visibilidade às iniciativas de financiamento. A ferramenta também busca estimular a ação colaborativa e soluções para o setor. Qualquer usuário da plataforma pode indicar conteúdos, consultorias e iniciativas para organizações da sociedade civil desde que estejam em conformidade com a Política Editorial do site.
“A plataforma reúne conhecimento sobre temas relacionados a gestão e administração das organizações da sociedade civil, suprindo uma lacuna que havia. Agora os gestores de OSCs tem uma nova fonte de consulta e inspiração para o aperfeiçoamento da gestão, governança e sustentabilidade econômica de suas organizações”, explica Márcia Woods, responsável pelo advocacy da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES).
Além do Instituto ACP, do Instituto humanize e do GIFE, que formam o Comitê Gestor da Plataforma Conjunta, a iniciativa conta com o suporte de 25 organizações do setor, integrantes do Comitê Consultivo Colaborativo. São organizações que voluntariamente compartilham seus conhecimentos sobre temáticas de desenvolvimento institucional de OSCs para a construção da plataforma. Entre elas estão a FJLES, Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Instituto Phi, Fundação Salvador Arena, IDIS, Fundação Tide Setubal, Fundação Agbara e Iniciativa PIPA.
No dia 10 de maio, acontecerá o evento “Por que precisamos falar sobre Desenvolvimento Institucional nas Organizações da Sociedade Civil?”, uma realização do Comitê Gestor da Conjunta. O objetivo da ocasião é reunir organizações do terceiro setor, coletivos e movimentos sociais para refletir sobre o tema.
O evento será realizado em Pinheiros, São Paulo. É possível participar nos formatos presencial e online, através do Zoom. Entre os convidados, que compartilharão histórias de como o desenvolvimento institucional contribuiu para a missão social de suas organizações, estão: Adriana Barbosa, da plataforma Preta Hub, Roberto Vilela da Taboa, e Vanessa Nascimento, do Instituto de Referência Negra Peregum.