Brasileiro é o 2º povo no mundo com mais medo da violência

Compartilhar

Estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que Brasil só perde para o Afeganistão

Por: Isabela Alves

Sete em cada 10 brasileiros (68%) se sentem inseguros de andar à noite na própria vizinhança. É o que aponta a pesquisa Percepções da Crise, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O resultado coloca o Brasil no segundo lugar do ranking de medo da violência em 2017, atrás apenas do Afeganistão, onde 79% das pessoas têm medo de sair à noite. A média mundial é 30%.

Em relação a gênero, mundialmente, mulheres (35%) sentem mais medo de andar sozinhas à noite na rua do que os homens (24%). No Brasil, esse índice dobra: 76% delas têm receio de caminhar à noite, enquanto 60% dos homens.

A pesquisa também abordou se nos últimos 12 meses os brasileiros tiveram dinheiro ou propriedade roubada (seu ou de algum familiar). No mundo, 13% responderam que sim. No Brasil, 15%. Quando comparadas as áreas urbanas e rurais, as cidades maiores (18%) se sobressaem em relação às menores (11%).