Arredonde suas compras em prol de quem cuida do social
“Quer arredondar o valor?” Quando o operador de caixa te faz esta pergunta, ele está te convidando para ajudar causas sociais. Por exemplo, se o valor da sua compra for R$14.60, você paga R$15 e a diferença é doada sem cobrança de impostos para projetos de entidades que atendem aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O Instituto Movimento Arredondar existe há mais de um ano e é a primeira iniciativa brasileira focada em microdoações a partir do comércio varejista. De acordo com o presidente, Ari Weinfeld, a ideia é desenvolver uma nova cultura de doação no país e incentivar o engajamento de pessoas físicas em ações sociais.
Weinfeld conta que o Arredondar utilizou a experiência europeia de unir tecnologia, participação dos jovens e microdoações para o Terceiro Setor como referência. Ele explicou que o primeiro grande desafio foi conseguir a isenção de impostos para os centavos e, em seguida, desenvolver um sistema que pudesse ser integrado aos softwares de pagamento utilizados pelo comércio varejista.
Como as ONG´s podem participar?
O Movimento Arredondar atua em duas frentes: arrecadação e distribuição de recursos para organizações que desenvolvem ações alinhadas aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. As entidades interessadas em participar recebem a visita de uma comissão responsável pela avaliação técnica e seleção dos projetos. Cada instituição pode receber até R$150 mil por ano.
Em 2014, o Brasil ficou na posição de número 71 na categoria de doações em dinheiro do World Giving Index – Ranking Global de Doações. Na classificação geral, o país subiu uma posição em relação ao ano anterior e assumiu o 90° lugar.
Para a diretora-executiva do Movimento Arredondar, Nina Valentini, os dados revelam como os brasileiros doam pouco na forma de pessoa física em comparação com países menos populosos. Ela ressalta que “esse comportamento está associado a uma questão cultural, à falta de incentivos fiscais e à necessidade de mais transparência no trabalho das organizações da sociedade civil”.
A representante também falou da intenção de oferecer oportunidade para que as pessoas se sintam seguras e queiram dar a sua contribuição. “Nós acreditamos que a doação pode se tornar uma prática do cotidiano se o público tiver acesso a informações e aos excelentes resultados dos projetos que o Arredondar ajuda”, completou.
Como o comércio pode participar?
Para participar, o comércio entra em contato com o Instituto Arredondar e solicita a visita de um representante para fazer a integração entre o software de pagamento utilizado e o sistema de arrecadação das doações. Em seguida, todos os funcionários recebem treinamento sobre a forma de abordagem dos clientes. Toda a operação é feita sem nenhum custo para o comerciante.
O Arredondar trabalha com três modelos de parceria com empresas. No caso de estabelecimentos de pequeno e médio porte, é oferecido um portfólio de ONG´s que tiveram seu trabalho pré-selecionado. O estabelecimento pode indicar um dos 8 Objetivos do Milênio que gostaria de apoiar e as organizações escolhidas receberão os recursos a cada 3 meses. Também é possível indicar uma instituição ou optar por desenvolver projetos alinhados aos princípios do Arredondar que beneficiem entidades parceiras.
Atualmente, são mais de 250 lojas operando em São Paulo e Rio de Janeiro nos segmentos de roupas, calçados, redes de fast-food e, em breve, supermercados e farmácias. O Arredondar emite um cupom não fiscal com o valor doado pelos clientes através de todas as formas de pagamento (dinheiro, cartão de crédito ou débito).
Para aumentar o engajamento do público e fortalecer a cultura de doações, o Movimento lançou a campanha #arredondar nas redes sociais para que os clientes enviem fotos e convidem seus amigos para participar. Ao todo, já foram mais de 860 mil microdoações e R$160 mil arredondados, que beneficiam 16 ONG´s.
No site do Arredondar, é possível acompanhar em tempo real os valores arrecadados, detalhes dos projetos favorecidos e o endereço de todos os estabelecimentos participantes.