Campanha #DiaDeDoar 2018 foca no poder transformador da doação
Evento de lançamento teve presença de Henry Timms, um dos criadores da versão global da iniciativa
Quando ajudou a criar, em 2012, a campanha #GivingTuesday, na 92nd Street Y, uma organização sem fins lucrativos de Nova York, Henry Timms não podia imaginar que seis anos depois estaria falando sobre ela no Brasil – onde a versão nacional da campanha é um sucesso, diga-se de passagem.
“Antes da #GivingTuesday, eu devo ter feito umas 10 campanhas assim, mas nenhuma se tornou uma #GivingTuesday”, lembra. Para ele, é preciso tentar quantas vezes forem necessárias, sempre fazendo adaptações de acordo com o que não apresentou bons resultados.
Como exemplo de adaptação da própria #GivingTuesday, ele citou o caso da Índia, onde a campanha é realizada em uma data diferente: 2 de outubro, aniversário de Mahatma Gandhi.
Nos outros países, a ação é sempre feita na terça-feira após do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day). A última terça-feira de novembro foi escolhida pela proximidade com o fim do ano, quando as pessoas tendem a ser mais solidárias, e também por assim oferecer um contraponto a datas que incentivam as pessoas a comprarem coisas (BlackFriday e CyberMonday). Este ano, a campanha será em 27 de novembro.
O objetivo da #GivingTuesday é promover a cultura de doação, e desde o começo incentiva qualquer tipo de pessoa a fazer qualquer tipo de doação neste dia. Ou seja, vale doar dinheiro, sangue, roupas ou qualquer outra coisa.
O novo poder
A #GivingTuesday é uma campanha global descentralizada. Hoje já são cerca de 50 países participando com campanhas nacionais, como é o caso do Brasil com o #DiaDeDoar, e existem muitos outros países com campanhas menores que também são inspiradas na iniciativa criada em Nova York. E, segundo Henry Timms, um dos motivos pelos quais a #GivingTuesday deu tão certo foi justamente o fato de ser descentralizada.
Há anos, Timms vem estudando o que ele chama de “o novo poder”. De acordo com ele, cada vez mais as pessoas querem participar ativamente da tomada de decisões. Elas querem ser ouvidas. Querem realizar trocas com os grupos com os quais elas se identificam. Assim, para conquistá-las, é preciso dar espaço para as criações delas.
O “novo poder” gira em torno de valores como colaboração, transparência e a cultura do “faça você mesmo”. E é preciso se adaptar a essa nova realidade para conquistar apoiadores para a sua causa. “As pessoas já não querem as suas soluções. Elas querem criar as próprias soluções delas”, destaca Timms.
Outro ponto essencial desta mudança de mentalidade, segundo o especialista, é que “mais do que em celebridades, em um mundo do novo poder, acreditamos cada vez mais nas opiniões de pessoas como nós”. Por isso é tão importante criar meios para que as pessoas se sintam incluídas no seu trabalho e se identifiquem com ele.
O tema é tão extenso que Timms e um colega, Jeremy Heimans, até escreveram um livro chamado ‘O novo poder’, recém-lançado em português no Brasil.
O #DiaDeDoar
Inspirado na #GivingTuesday (“terça-feira da doação”), o #DiaDeDoar foi criado no Brasil em 2013 e hoje é uma das principais versões da campanha iniciada nos Estados Unidos.
Só no ano passado, a versão brasileira impactou 16,8 milhões de pessoas e teve mais de 200 ações cadastradas por organizações da sociedade civil. Em Goiânia, o #DiaDeDoar virou até data oficial do município, por lei.
E este ano a meta é impactar ainda mais pessoas. Para isso, o foco da campanha de 2018 será o efeito transformador da doação sobre quem doa (efeito warm-glow giving). Ou, em outras palavras, como a doação faz bem não apenas para quem recebe a ajuda, mas também para quem a está oferecendo.
O #DiaDeDoar está sendo organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e pela agência Umbigo do Mundo, além de instituições parceiras, mas as organizações interessadas em aderir à campanha podem fazer quantas adaptações julgarem necessárias.
“O #DiaDeDoar não é algo de cima para baixo, é um movimento”, pontua João Paulo Vergueiro, diretor executivo da ABCR.
Para saber mais sobre a iniciativa e baixar todo o material disponibilizado (música, logos, banners etc.), basta acessar diadedoar.org.br. Os materiais são todos gratuitos e a ideia é justamente que o maior número possível de pessoas físicas e organizações promovam ações próprias a partir destes materiais.
O lançamento oficial da edição 2018 ocorreu nesta quarta-feira (29), na ESPM, em São Paulo.
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