Mais de 90% dos assassinatos ficam impunes e sem solução no Brasil

Somente no primeiro semestre deste ano, 26.126 pessoas foram assassinadas no Brasil, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo G1, uma ferramenta que permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. O número de vítimas é ainda maior que esse, porque a estatística não comporta os dados totais de três estados (Maranhão, Paraná e Tocantins), que não divulgaram todos os números.
Além do alto índice de violência, o país enfrenta outro problema grave: a impunidade. Segundo o relatório Meta 2 – A impunidade como alvo – Investigação de homicídios no Brasil, do Conselho Nacional de Justiça, apenas entre 5% e 8% dos homicídios no país são solucionados. Isso significa que mais de 90% ficam impunes e sem solução.
A baixa eficiência na investigação e a consequente impunidade são fatores que contribuem para o aumento do número de homicídios, de acordo com o relatório.
Apenas em setembro deste ano, 4.032 pessoas foram mortas no Brasil por crimes violentos. A quase totalidade dos crimes esclarecidos decorre de prisão em flagrante e da repercussão do caso nos meios de comunicação.
As delegacias de polícia dedicam-se apenas aos homicídios novos. A imensa maioria dos inquéritos acaba paralisada nas delegacias de polícia, em situação de arquivamento de fato, o que contraria a legislação processual penal, que estabelece a necessidade de proposta do Ministério Público e acolhimento pelo juiz para os casos de arquivamento.
A falta de verba para contratação de pessoas qualificadas, material e manutenção de delegacias e equipamentos contribuem para a violência e a impunidade no país.

27/09/2020 @ 18:51
Meu tio materno foi assassinado com 19 tiros de doze na cidade do Vale do Assu RN.em julho de 2003 O nome dele é João Batista da Fonseca Filho. A polícia de Assu RN juntamente com o ministério público sequer deu satisfações a família. Hoje eu e minha família estamos todos ameaçados de morte por causa da impunidade.
23/10/2020 @ 16:30
Eu entrego nas mãos de Deus. Eu perdôo todos os assassinos do meu tio em nome de Jesus Cristo. Paz
27/09/2020 @ 19:11
Eu já perdoei os assassinos do meu tio materno João Batista da Fonseca Filho na cidade do Vale do Assu RN em nome do Senhor Jesus Cristo mas será que eles me perdoam ou será que eu também vou ser assassinado? Porque eu acho que eu vão mandar me matar também.
28/09/2020 @ 03:57
Eu posso entrar com uma ação de fraude processual que estar previsto no artigo 347 do código penal contra a justiça da cidade do Assu RN.
28/09/2020 @ 15:28
Mesmo que você esteja com medo, acredite nas instituições e na lei dos homens e de Deus. Nunca faça justiça com as próprias mãos. Coloca no Senhor Jesus Cristo e descansa Nele, sem medo algum.
17/10/2020 @ 13:01
Então entrega teus amigos a Deus.
17/10/2020 @ 13:10
Esquece tudo, entrega
17/10/2020 @ 13:31
Não é da sua conta, não se envolva com uma coisa que não lhe pertence. Então entrega nas mãos de Deus.
18/10/2020 @ 12:02
Não se trata desse seu tio. Isso se trata de você mesmo. Não trará ninguém de volta. Procure pensar em vc. Procure pensar na sua felicidade.
23/10/2020 @ 15:59
O senhor tem razão. Eu não vou trazer o meu tio de volta e o que está em jogo é a minha felicidade. Eu não pretendo fazer nada contra ninguém muito pelo contrário perdôo todos os assassinos. Eu sempre entrego a Deus. Paz.
23/10/2020 @ 16:20
Esse crime não é mais da minha conta. Eu entrego nas mãos do Senhor Jesus Cristo. Vou lutar muito por minha felicidade. Paz.