Cia Ballett de Cegos inicia campanha para construção de sede
Campanha procura arrecadar dinheiro para construção da sede da associação pioneira em ballet e expressões artisticas de deficientes físicos e mentais.
Por Laura Leite
Projeto iniciado em 1995 com cerca de 10 alunas cegas, hoje é reconhecido mundialmente por um método pioneiro de ensino da técnica do Ballet Clássico a deficientes visuais, desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini.
Atualmente a Associação Fernanda Bianchini trabalha não só com deficientes visuais, mas deficientes de todos os tipos, oferecendo cursos gratuitos de ballet clássico, sapateado, dança de salão, expressão corporal, dança do ventre, aulas de violão, danças inclusivas, pilates, dança contemporânea, coral e teatro dos 03 anos à terceira idade, e as vagas encontram-se assim destinadas: 60% a deficientes visuais; 30% a deficientes de outros tipos (motor, mental e síndromes); 10% a alunos sem deficiência como um exercício de inclusão às avessas.
Estavam estabelecidos na Vila Mariana mas agora com data de início de obras, no dia 30 de maio, já que conseguiram um espaço na região do Jabaquara para ser sua sede e estão reunindo a campanha no site da associação para organização do prédio que atenda às necessidades em termos de inclusão e acessibilidade dos alunos.
O projeto “Construindo Sonhos” – que prevê a aquisição de “tijolos” com 3 opções de participação: Tijolo Azul (R$ 250,00), Tijolo Rosa (R$ 1.000,00) e Tijolo Branco (R$ 5.000,00) – visa uma organização da comunidade em prol da construção da sede da Associação, fazendo das doações que serão feitas em uma parede do novo prédio com os nomes dos colaboradores.
“O início das obras da nossa sede própria, além de concretizar nosso maior desafio nesses 28 anos de trabalho pela inclusão dos cegos, consolida nossa convicção sobre a importância da arte como uma ferramenta para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência”, avalia Fernanda Bianchini.
O projeto da associação Fernanda Bianchini está aliado aos ODS 4 e 10, ligados à educação de qualidade e redução de desigualdades.