Concurso de desenho incentiva doação de órgãos
Com objetivo de estimular a doação de órgãos, o concurso contemplará o primeiro colocado com valor de mil reais; as inscrições vão até 15 de agosto

Por Ana Clara Godoi
O Brasil registra mais de 56 mil pessoas na fila de espera por um transplante. Diante do número, o Instituto GABRIEL lançou a segunda edição do Salão de Humor sobre Doação de Órgãos, um concurso de desenhos que tem como objetivo incentivar a doação de órgãos e tecidos.
As inscrições podem ser feitas no site do Instituto, até o dia 15 de agosto. Serão premiadas duas categorias: cartum e charge. A divulgação dos vencedores será realizada no Dia Nacional do doador de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro, nas redes sociais da organização social.
O primeiro colocado receberá R$ 1 mil em dinheiro, e o segundo, R$ 500,00. Além dos valores, serão destinadas três menções honrosas para cada categoria. O corpo de jurados, composto por profissionais de saúde, de captação de recursos e transplante de órgãos, selecionará as obras de acordo com impacto e dose de humor que traga atenção para a causa.
A primeira edição do concurso aconteceu em 2008. A presidente do Instituto GABRIEL, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, conta que o sucesso foi tão grande que houveram muitos pedidos para que o evento fosse realizado novamente. No entanto, a decisão veio com o falecimento de seu marido, Valdir de Carvalho, em 2019.
“Tornou-se questão de honra trabalhar para que o Salão acontecesse para homenageá-lo. Juntamos força e motivação com nossa equipe e aqui estamos realizando essa meta”.
A expectativa é que mais de 400 obras sejam inscritas. “Esperamos conscientizar cada vez mais a sociedade sobre a importância da doação de órgãos como um gesto de solidariedade que salva vidas”, diz Maria Inês.
