Concurso do Instituto Claro promove tecnologias voltadas ao impacto social
Concurso realizado pelo Instituto Claro premiou projetos de estudantes que utilizam tecnologia como ferramenta para a transformação social
Da Redação
No decorrer dos últimos seis meses, estudantes de 20 estados brasileiros tiveram a oportunidade de vivenciar uma intensa rotina de atividades que formam o concurso de inovação e empreendedorismo Campus Mobile. Com palestras, sessões de mentoria, bancas de apresentação e metas de programação, o objetivo da ação foi apoiar os participantes no desafio de desenvolverem soluções para o segmento mobile que priorizem a tecnologia como ferramenta para a transformação social.
Na última quarta-feira (03/05), a maratona chegou ao fim com o anúncio dos seis projetos vencedores da 11ª edição da iniciativa, nas categorias de Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms. Os critérios de análise para seleção dos premiados levou em consideração aspectos como impacto social, inovação, design, usabilidade, acessibilidade e implementação do produto.
Realizado pelo Instituto Claro, em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo (USP) e com o apoio do beOn — Hub de Inovação da Claro, nesta edição, o Campus Mobile voltou ao formato presencial, com participação de 182 estudantes universitários e recém-formados, provenientes de cursos de graduação, mestrado e doutorado de diversas regiões do país, envolvidos na criação e desenvolvimento das 89 soluções que disputaram os primeiros lugares em cada categoria.
“Diversas soluções que foram aprimoradas dentro do concurso conseguiram alavancar seu potencial e hoje contribuem para melhorar o dia a dia de muitas pessoas e comunidades, Brasil afora. Essa é a prova de que a tecnologia é sim uma ferramenta poderosa para a transformação social”, ressalta Daniely Gomiero, diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro.
Cada equipe será contemplada com um prêmio, em dinheiro, para aprimoramento dos projetos, e uma viagem de imersão ao Vale do Silício (Califórnia, EUA), onde os vencedores terão a oportunidade de conhecer algumas das maiores empresas da área de tecnologia do mundo.
Conheça os projetos vencedores em cada categoria:
Diversidade: AnimaLibras — criado pela dupla Gabriel Costa Mattos e Julio Sergio Farias dos Santos, do Rio de Janeiro, trata-se de um jogo de matemática com um avatar que faz a tradução para Libras.
Educação: MagicCard — desenvolvido pelo gaúcho João Elison da Rosa Tavares, o app permite o ensino de inglês para crianças com cartões físicos interativos.
Games: Emily Is Afterlife — Jogo idealizado pelos mineiros Igor Lucas dos Santos Braz, Mariana de Souza e Tássia Martins Almeida Gomes, em que os participantes juntam recortes de poemas e da vida de Emily Dickinson, conhecendo a história da grande poetisa estadunidense.
Saúde: Naveghi Book — Aplicativo desenvolvido pelos pernambucanos Matheus Simplício Santos e da Adelia Karla Falcão Soares e pela paraibana Mirelly da Silva Barros com o objetivo de minimizar a experiência hospitalar traumática de crianças em alas críticas mediante interações lúdicas e histórias.
Smart Cities: uShare — Aplicativo criado pelo mineiro Iuri Freitas Mendes e pelo paulista Arthur Braga da Fonseca para promover ‘match’ entre moradores universitários.
Smart Farms: SimSilo — criado pelo trio paraibano, formado por Matheus de Araújo Gomes, Gabriel de Melo Santos e Gypson Dutra Junqueira Ayres, a solução é um sistema de sensoriamento para monitoramento de silos de armazenamento de produtos agrícolas e industriais.
A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado.
A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento.