Crianças em situação de vulnerabilidade recebem doação de brinquedos
Campanha “Faça uma Criança Feliz” entrega presentes a 27 instituições sociais que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social
Por Julia Bonin
Em 2021, 7,8 milhões de crianças viviam na pobreza e 2,2 milhões na extrema pobreza, aponta estudo da PUC do Rio Grande do Sul. Uma iniciativa da CSN Cimentos Brasil doou brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade em cidades onde a companhia opera. A campanha “Faça uma Criança Feliz” atendeu crianças de 27 instituições, mapeadas nas comunidades do entorno das unidades da empresa e indicadas pelos colaboradores.
Em 2022, o projeto foi promovido em cidades da Bahia, Paraíba, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A arrecadação de 2.820 brinquedos foi feita entre os meses de setembro e outubro e contou com a participação de funcionários.
As entidades beneficiadas reconhecem a importância da campanha para suas crianças. “Em uma data tão especial, foi muito legal ver o brilho no olhar dos pequenos a cada presente entregue”, disse Dila Santos, Técnica Administrativa da Cooperativa de Catadores de Reciclados Eco Galpão. Ao todo, mais de 60 filhos e filhas de catadores foram beneficiados com brinquedos doados pelos funcionários e parceiros da CSN Cimentos Brasil. “Sem dúvidas, foi um dia repleto de sorrisos, alegria e muito amor”, completa.
A presidente da Fraternidade Feminina Estrela de Andoniram, em Montes Claros, Josiane Caribe, destaca que as doações fizeram toda diferença na comemoração pelo Dia das Crianças. “Com a contribuição, a nossa festa foi ainda mais especial! Além da doação de diversos brinquedos, a empresa levou o Dr. Natureza, animador que incentiva a consciência ambiental nas crianças, por meio de brincadeiras que ensinam sobre a preservação do meio ambiente”, explica.
Este ano, a campanha “Faça uma Criança Feliz” passou a integrar o Programa de Voluntariado, criado pela CSN Cimentos Brasil. O programa passou a reunir de forma estratégica as ações corporativas desenvolvidas em prol das comunidades, com a inscrição voluntária de empregados, estagiários, jovens aprendizes e contratados. O objetivo é fomentar essas atividades e estimular a participação de todos.
Entre as organizações beneficiadas pela campanha estão as escolas municipais José Maria Bandeira, Antônio Galdino e Antônio Lourenço de Barros, da Paraíba, a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social de Caaporã, Instituto ABC, Projeto Amor em Ação e a ONG Mãos Estendidas.