Dia de Doar arrecada mais de R$ 2 milhões em doações online
O Dia de Doar promoveu um total de 30 campanhas comunitárias e contou com a participação de ONGs, pessoas físicas, órgãos públicos e empresas
Por Laura Patta
No dia 30 de novembro, aproximadamente 23 milhões de brasileiros participaram do Dia de Doar. O evento arrecadou R$ 2,3 milhões em doações online, de acordo com os dados iniciais levantados pela iniciativa.
O evento contou com a participação de organizações sem fins lucrativos, pessoas físicas, órgãos públicos e empresas, que realizaram diversos tipos de campanhas, como arrecadação de dinheiro e cestas básicas.
A Jaboticabal, no interior de São Paulo, por exemplo, realizou o ‘Pedal Solidário’, que arrecadou cerca de 300 litros de leite para instituições participantes do Dia de Doar.
As campanhas comunitárias também tiveram um papel importante este ano. O evento lançou um edital com um incentivo de R$ 400 para a criação de 20 campanhas comunitárias, o que provocou um aumento de 160% no número de campanhas comunitárias.
Uma das campanhas que receberam o incentivo foi a #DoaPelotas, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A campanha promoveu um passeio ciclístico para distribuir panfletos e divulgar o Dia de Doar para a população. No dia 30, a campanha apresentou à população da cidade 25 instituições que precisavam de doações.
Com o sucesso da campanha, a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, assinou uma lei para instituir o Dia de Doar no calendário oficial da cidade, com o objetivo de incentivar uma cultura da filantropia.
O Dia de Doar também contou com a participação da iniciativa privada. Entre outros exemplos, houve o projeto do aplicativo iFood, que permitiu que usuários doassem qualquer quantia para ONGs no momento de finalizar o pedido. Dentre as organizações que participaram estavam a Ação da Cidadania, Orgânico Solidário, Gerando Falcões, SOS Mata Atlântica e Todos pela Educação.
A iniciativa do Dia de Doar nasceu nos Estados Unidos, como uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday, que promovem o consumismo.