Dia Nacional da Filantropia incentiva ações solidárias

Compartilhar

Data comemorativa foi criada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) 

Por Caio Lencioni

Comemorado no dia 20 de outubro, o Dia Nacional da Filantropia tem como objetivo enfatizar a atuação das mais de 11 mil organizações filantrópicas que atuam no Brasil. A data foi criada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF) e busca valorizar o setor, que atende mais de 160 milhões de pessoas por ano no país.

A ideia da data é estimular organizações, assim como empresas e a sociedade em geral para realizarem ações relacionadas ao setor filantrópico, que tem como base três eixos: 1) Voluntariado, 2) Conhecimento e 3) Transparência.  As ações terão como ponto de convergência o portal do Dia Nacional da Filantropia, em que os participantes poderão cadastrar as atividades realizadas em todo o país nesses três eixos.

Sobre Voluntariado, a ideia é que voluntários independentes e líderes de organizações cadastrem seus projetos no portal, visando estimular o crescimento de ações solidárias a partir dos bons exemplos. Já no eixo conhecimento, o intuito é disseminar esclarecimentos sobre o segmento filantrópico através do cadastro de atividades, como cursos, palestras, seminários, entre outros. Em referência ao âmbito da Transparência, as instituições filantrópicas podem tornar públicos materiais sobre suas ações, além de histórias de pessoas que tenham sido impactadas pela organização.


Compartilhar