Efeito pandemia: os desafios do analfabetismo infantil
Na Semana em que se comemora o Dia da Infância, o Observatório do Terceiro Setor entrevistou a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, organização focada na primeira infância, que falou sobre o que é preciso para garantir uma educação infantil qualificada no país
Por Iara de Andrade
O número de crianças, entre 6 e 7 anos, que não sabem ler nem escrever, cresceu 66,3% durante a pandemia. A análise apresentada pela organização Todos Pela Educação se baseou em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que correspondem ao período de 2012 a 2021.
A nota, que compara os terceiros trimestres de cada ano, confirma os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 sobre a Educação Pública Brasileira: somente entre 2019 e 2021 o crescimento de crianças não alfabetizadas foi de 1,4 milhão para 2,4 milhões.
Atuando para mitigar este problemático cenário, existem as organizações do Terceiro Setor. Uma delas é a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que trabalha para o desenvolvimento da criança e da sociedade através de quatro prioridades: mobilizar as lideranças públicas, sociais e privadas; sensibilizar a sociedade; fortalecer as funções dos pais e dos adultos responsáveis pelas crianças e melhorar a qualidade da educação infantil no país.
Em entrevista ao Observatório do Terceiro Setor, a CEO da Fundação, Mariana Luz, explicou que uma educação infantil qualificada depende de sistemas de avaliação voltados à primeira infância no país.
“Em relação à avaliação, usamos o grande jargão: o que não se pode medir, não se pode melhorar. E, infelizmente, o Brasil não possui um sistema de avalição da primeira infância, ainda. Mas, a Fundação tem trabalhado para construir o desdobramento dessa grande meta para que possamos contribuir com a criação de instrumentos de avaliação, tanto para o desenvolvimento infantil, quanto para a educação infantil”.
Acesse o site e confira os programas e políticas públicas voltados à primeira infância que a organização do terceiro setor apoia.