Estudantes conquistam primeira faixa de pedestres do município
A primeira faixa de pedestres de Pombos (PE) foi implantada após estudantes do Centro Educacional Inovação desenvolverem um projeto de lei; os alunos fazem parte do “Saber e Exercer!”, inciativa que venceu o Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2022 Escolas
Por Ana Clara Godoi
O município de Pombos, no interior de Pernambuco, ganhou sua primeira faixa de pedestres em 2022. Isso graças ao esforço das crianças do Centro Educacional Inovação, que ganhou o primeiro lugar da edição de 2022 do Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade Escolas, com o projeto “Saber e Exercer!”.
O Prêmio reconhece e estimula o desenvolvimento de projetos de impacto social em escolas de todo o país. No ano passado, três iniciativas foram contempladas; a primeira colocação foi destinada aos alunos e professores da escola pernambucana que criaram o “Saber e Exercer!”. O projeto foi desenvolvido durante as aulas de Cidadania e aborda temas relacionados aos direitos e deveres do cidadão.
Em entrevista para o Observatório do Terceiro Setor, a gestora pedagógica e mediadora do projeto, Mylena Cavalcanti, conta que o prêmio foi fundamental para fortalecer o que era trabalhado em sala de aula. “O projeto beneficia diretamente as crianças no desenvolvimento cognitivo e na formação cidadã e, através deles, toda a sociedade. Fortalecemos o vínculo com os pais, alunos, sociedade e também despertamos outras escolas nas proximidades”.
O “Saber e Exercer!” visa desenvolver um projeto de impacto social a cada ano. Em 2022, o programa abordou o tema trânsito com as turmas de 6º ano, um total de 51 alunos. A partir da iniciativa, foi aprovado um projeto de lei escrito por alunos e professores da educação básica que possibilitou a implantação de uma faixa de pedestres na frente da escola. Outra conquista foi o acompanhamento da Guarda Municipal para o controle e direcionamento do trânsito no local.
“Somos de uma pequena cidade do interior de Pernambuco e jamais imaginávamos ter esse reconhecimento. Fiz a inscrição no edital como uma tentativa. Quando recebi a mensagem, pensei que tínhamos conseguido o 3º lugar e já estava de excelente tamanho. A felicidade já não cabia mais em nós”.
Mylena explica que a iniciativa foi inspirada pela necessidade de melhorias sociais. “Sou fruto do 3º setor e sei a importância que cada um de nós temos para a mudança social, e acredito que apenas através da educação isso é possível. É preciso despertar nas crianças o desejo de fazer algo mais, mas acima de tudo, provar para eles que é possível”.
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, principalmente aos ODS 4 e 11, que dizem respeito à educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis.