Iniciativa lança guia de investimentos econômicos em projetos sociais
O guia tem o objetivo de apresentar as principais técnicas para medir o retorno dos investimentos econômicos em projetos sociais
Por Laura Patta
A gestora de investimentos Good Karma Ventures, em parceria com o Insper Metricis, lançou o Guia de Monetização de Impacto Social. A iniciativa tem o objetivo de apresentar as principais técnicas para medir o retorno dos investimentos econômicos em projetos sociais.
Elaborado por integrantes da equipe do Insper Metricis, com o apoio financeiro da GK Ventures, o Guia é voltado principalmente para os gestores de recursos que querem gerar retorno financeiro, e que apoiam projetos socioambientais. Um dos aspectos chaves da iniciativa é a sua capacidade de ajudar na identificação dos pontos fortes e fracos dos projetos dessa área.
Patricia Nader, head de ESG e investimentos de impacto da Good Karma Ventures, afirma que os investidores de impacto social também se preocupam com a efetividade de seus investimentos. Ela explica que o desempenho dos investimentos sociais depende da alocação e do bom gerenciamento dos recursos, assim como da melhoria da qualidade de vida dos beneficiários do projeto.
De acordo com Sérgio Lazzarini, do Insper Metricis, como os recursos financeiros são escassos, a monetização possibilita a comparação e facilita a alocação de recursos. A análise econômica também é importante para situações em que, apesar dos impactos positivos, os custos são tão altos que o projeto não gera ganhos líquidos.
A iniciativa discute, ainda, vários cuidados a serem tomados. Sérgio explica que há resultados socioambientais difíceis de mensurar e converter em resultados financeiros. “Por exemplo, quanto vale uma vida? Há diversas metodologias, mas, ao final, os gestores podem concluir que preservar vidas (ou outro resultado social do projeto) é prioritário. Esses dilemas éticos também devem ser considerados,” afirma.
O Guia de Monetização de Impacto é dividido em seções que apresentam em detalhes quatro abordagens alternativas para monetizar o impacto social: a Análise de Custo-Efetividade, a Análise de Custo-Benefício, o Retorno Social sobre o Investimento e a Abordagem de Ponderação de Impacto. Com essas ferramentas, é possível comparar vantagens e desvantagens de cada método.
A Good Karma Ventures já utiliza uma das abordagens, a de Análise Custo-Benefício (também conhecida como “Múltiplo de Impacto”). A gestora usou a abordagem para avaliar a empresa Zenklub, uma plataforma de terapia online, e concluiu que a Zenklub tem um potencial de gerar um valor social de R$ 1,2 bilhão, o que é um retorno do investimento de oito vezes o capital investido.
O Guia completo pode ser acessado aqui.