Institutos Vini Jr. e Alok criam projeto pedagógico para educação antirracista em escolas públicas quilombolas

Compartilhar

Os Institutos Vini Jr. e Alok uniram forças para inaugurar dois Centros de Tecnologias Educacionais Base; o primeiro foi a Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam, em Búzios (RJ), com a presença de lideranças das organizações, professores e estudantes. Ituberá, na Bahia, será a segunda cidade contemplada com o projeto pedagógico baseado no ensino antirracista em instituições públicas quilombolas, com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano.

Imagem: Divulgação

Os Institutos Vini Jr. e Alok uniram forças em nome da educação pública do Brasil para juntos inaugurar dois Centros de Tecnologias Educacionais Base, os CTs Base. O primeiro foi inaugurado na tarde da última terça-feira em Búzios (RJ), Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Shermam; momento contou com a presença de representantes dos dois institutos, alunos e professores da escola. Ituberá, na Bahia, será a segunda cidade contemplada com o projeto, com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano.

A intenção é usar o propósito do Instituto do jogador, unir futebol e tecnologia; e o do DJ, apoiar ações sociais em benefício das populações mais vulneráveis, para a melhoria do rendimento dos alunos nas matérias do currículo oficial, com especial atenção para ERER – Educação para as Relações Étnico-Raciais. Assim, serão implantados Centros de Tecnologias Educacionais Base, polos de inovação educacional, com ambientação especial e infraestrutura tecnológica: TV, tablet, notebook e 10 smartphones, além de fones de ouvido fornecidos pela empresa WAAW. Os CTs contam com mobiliário moderno, inspirado no futebol e na música, chão de grama sintética e adesivação com referências à dupla.

O projeto Base Ancestral também prevê a interação entre os personagens Vini Jr. e Alok no Aplicativo Base, que é o software educacional desenvolvido pelo Instituto do jogador e norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No ambiente virtual, eles motivam e empoderam os alunos em matérias tradicionais e na seção de ERER. Além disso, o projeto oferecerá suporte contínuo aos docentes, bem como oficinas que abordam essas relações.

“Essa escola, com raízes quilombolas, nos traz uma grande lição sobre a educação como um processo de troca, de valorização de saberes e de conhecimentos compartilhados entre educadores e educandos. O Instituto Vini Jr. e o Instituto Alok estão juntos para que esse espaço valorize ainda mais a sua ancestralidade e potências”, pontua Victor Ladeira, Diretor Executivo do Instituto Vini Jr.

Com a atuação dos Institutos, voltada para professores e alunos de escolas públicas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, o ensino, a inclusão digital e a educação antirracista serão incentivadas, tornando o ambiente escolar mais plural, democrático e inovador.

“Contribuir para o melhor rendimento escolar dos alunos da escola pública é um desejo do Instituto Alok, e estamos felizes em encontrar no Instituto Vini Jr. a parceria que nos permite vislumbrar bons resultados. Temos certeza de que a presença de personagens que representam Alok e Vini Jr. no aplicativo ofertado aos alunos e professores será um estímulo a mais para as crianças, além de toda a ambientação do espaço físico nas escolas com elementos do futebol e da música.”, comenta Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok, que completa:

“A ênfase que estamos colocando no desenvolvimento da educação antirracista e de valorização das culturas ancestrais indígena e de matriz africana reflete o compromisso de ambos os institutos por uma educação capaz de gerar uma nova consciência sobre a formação da civilização brasileira.”

 

SOBRE O INSTITUTO VINI JR:

O Instituto Vini Jr. é a realização de um sonho do atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira, e de sua família, amigos e staff. Desde 2021, a iniciativa tem contribuído com a Educação Pública do Brasil, fortalecendo a infraestrutura de dezenas de escolas, firmando parcerias que também levantam a bandeira de uma educação de qualidade e criando novos repertórios para professoras e alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Desta forma, a sua atuação está apoiada em três pilares: educação como base, tecnologia como ferramenta e esporte como linguagem. Foi sob essa perspectiva que a equipe desenvolveu, entre outras iniciativas pedagógicas, o Centro de Tecnologias Educacionais Base e o Aplicativo Base, trazendo inovação, tecnologia e novas ferramentas capazes de tornar a sala de aula um lugar mais cativante.

Atualmente, o Instituto envolve cerca de 5.000 alunos e 500 profissionais de Educação, com dez CTs em operação nas escolas públicas de cidades como São Gonçalo (RJ), Rio Preto (MG) Rio de Janeiro (RJ), Mesquita (RJ), Novo Hamburgo (RS), Cabrobó (PE) e Recife (PE). Clique aqui e conheça melhor seu trabalho.

 

SOBRE O INSTITUTO ALOK:

Criado pelo DJ e produtor musical Alok, o Instituto que leva seu nome nasceu em 2020 para apoiar ações sociais em benefício das populações mais vulneráveis. São pilares de atuação o incentivo ao empreendedorismo e inclusão digital de jovens, a segurança alimentar e o acesso à água potável, a educação de qualidade, a saúde de crianças e mulheres e a valorização das culturas ancestrais indígena e de matriz africana, além da proteção ambiental e o auxílio humanitário em situações emergenciais.

Ao longo dos últimos três anos, os projetos apoiados pelo Instituto Alok (em parceria com outras organizações sociais), beneficiaram no Brasil, direta e indiretamente, mais de 800 mil pessoas. O DJ Alok também apoia ações sociais em três países africanos e na Índia. Clique aqui e conheça melhor seu trabalho.


Compartilhar