Mães da Sé distribuem figurinhas de crianças desaparecidas
Com base na paixão nacional de completar o álbum da Copa, que atrai crianças e adultos, a agência NewStyle se uniu à causa da Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças Desaparecidas (ABCD), conhecida como Mães da Sé, e criou a campanha “Ajude a completar um álbum de família”. Cinco mil cromos com rostos de 20 crianças e adolescentes e 5 adultos já foram distribuídos.
Colecionar as figurinhas e completar o álbum da Copa para mostrar às futuras gerações é uma atividade divertida para muitos torcedores, que se reúnem em diversos pontos das cidades com o objetivo de trocar os cromos repetidos e buscar as que faltam. Partindo dessa premissa, a campanha visa conscientizar a sociedade de que existem outras figurinhas muito importantes que estão faltando nos álbuns de algumas famílias brasileiras.
O objetivo da iniciativa é ampliar o alcance do trabalho incessante que vem sendo realizado há mais de 18 anos pela Associação Mães da Sé para levar esperança e apoiar os familiares daqueles que nunca mais retornaram para suas casas.
Para a presidente e fundadora da Associação Mães da Sé, Ivanise Esperidião da Silva Santos, a campanha é excelente e só tem a acrescentar às ações da ONG. “A divulgação é nossa ferramenta de trabalho. Quanto mais pessoas tiverem acesso a essas figurinhas, maiores são as chances de encontrarmos essas crianças”, afirma.
As cinco mil figurinhas foram distribuídas em três pontos da movimentada Avenida Paulista. Ao abrirem os envelopes, que continham cinco cromos, as pessoas eram convidadas a colar ou divulgar as figurinhas em locais de visibilidade e nas suas redes sociais, para que o maior número de pessoas possa reconhecer ou dar informações sobre o paradeiro desses desaparecidos. “Essa campanha que me surpreendeu. As pessoas estão muito interessadas em divulgar. Entregamos na rua para pais e mães e eles estão sendo solidários. Algumas pessoas até se emocionam. Se encontrarmos uma criança com essa campanha já terá valido a pena”, ressalta Ivanise.
Segundo ela, a campanha não terá validade apenas durante a Copa do Mundo, continuará pelos próximos 12 meses. Na segunda etapa, mais cinco mil figurinhas serão produzidas e distribuídas e a operação será repetida até o ano que vem.