Organização promove empregabilidade para pessoas com deficiência

Compartilhar

A iniciativa do Alicerce Educação oferece capacitação profissional para pessoas com deficiência, contribuindo para a ingressão do grupo no mercado de trabalho

pessoa com deficiência
Foto: Adobe Stock

Por Ana Clara Godoi

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, sete em cada dez pessoas com deficiência encontram-se desempregadas. A taxa de participação dessa população no mercado era de apenas 28,3%, e o salário, comparado ao de pessoas sem deficiência, possui uma diferença média de mil reais a menos. Em busca de mudar este cenário, o Alicerce Educação e a Atento oferecem a qualificação de pessoas com deficiência para ingressão no mercado de trabalho.

Por meio de aulas ministradas cinco vezes na semana, o projeto desenvolve a base escolar dos alunos, bem como a qualificação profissional e habilidades socioemocionais. O curso aborda temáticas profissionais como tele atendimento, serviços administrativos e comércio de varejo. Ao todo, são 180 vagas previstas para 2023.

Para Jackson Lopes, aluno do projeto, as aulas trouxeram uma nova perspectiva de vida: “Eu tenho crescido profissionalmente e pessoalmente. Tive a oportunidade de conhecer pessoas que passam pelas mesmas coisas que eu e pelas mesmas dificuldades que tenho. São pessoas que gostam de ouvir e sabem respeitar opiniões diferentes. Nesse sentido, o curso acolhe todo tipo de gente”.

Por meio do Instituto Alicerce, braço social da empresa de impacto social voltada para a educação Alicerce, são atendidas famílias de comunidades carentes de todo o Brasil. As ações da organização contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 10 da Agenda 2030 da ONU, que correspondem respectivamente à educação de qualidade e redução das desigualdades.


Compartilhar