Pesquisa indica aumento de mulheres em cargos de liderança
Estudo realizado pelo Talenses Group, Insper, e com apoio do Movimento Mulher 360, indica que a presença das mulheres aumentou entre cargos de vice-presidente e conselhos
Por Laura Leite
A participação das mulheres nas presidências das empresas brasileiras subiu para 17% em 2022, quatro pontos percentuais acima dos 13% registrados em 2019. Os dados fazem parte do estudo Panorama Mulheres 2023 realizado pelo Talenses Group e pelo Insper, com apoio do Movimento Mulher 360, da área de recrutamento, com 381 empresas no país. O levantamento também indica que a presença das executivas aumentou entre cargos de vice-presidente, de 23% para 34%; e em conselhos de 16% para 21%.
Realizada desde 2017, a pesquisa Panorama Mulheres tem o objetivo de mapear a presença de executivas em postos de liderança, analisar os efeitos das presidências femininas na composição, por gênero, dos cargos de decisão e estudar características de corporações comandadas pelas profissionais.
Este ano, o levantamento incluiu a análise de políticas de gênero desenvolvidas pelas empresas em resposta aos impactos da pandemia. Segundo o estudo, 50% das companhias com mulheres na presidência realizaram alguma ação ligada à diversidade e “empoderamento” das funcionárias nos anos de pico da crise sanitária. Nas corporações conduzidas por homens, esse índice é de 38%.
Questões como empregabilidade voltada ao gênero, onde mulheres em cargos de presidência tem mais chance de promover outras mulheres em cargos executivos e a intenção de criação de um compromisso formal com implementações de ações voltadas ao perfil de gênero da empresa são vistos como pontos fortemente discutidos e colocados por mulheres nestes cargos de alto escalão.
Junto disso, a partir do levantamento de área de cargos exercidos por mulheres, a pesquisa levanta a discussão sobre estimular a mobilidade interna entre cargos para que funcionárias consigam liberar a estagnação em áreas trabalhadas para ascender em lugares como de CEO das empresas.
“Agora, alguém consegue ser CEO de uma empresa ficando 20 anos no RH? É preciso ter mobilidade interna em áreas core do negócio, passando por vendas, desenvolvimento, operação, para conhecer o negócio e poder ser uma CEO. Não é só no cargo que elas estão estagnadas, mas também nas áreas” diz Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360.
O Movimento Mulher 360 tem como objetivo ser um centro de referência no empoderamento econômico da mulher para empresas, organizações sociais e para a sociedade civil. O Talenses Group é uma empresa holding com soluções de recrutamento e seleção e capital humano para empresas de diversos setores e portes que buscam atuação consultiva e especializada. O Insper é uma instituição sem fins lucrativos voltado à educação e pesquisas que oferece cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e educação executiva.
Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, sendo estes os ODS 5, 8 e 10, Igualdade de Gênero, Trabalho Decente e Crescimento Econômico e Redução das Desigualdades, respectivamente.