Podcast do Instituto Mol debate o papel do terceiro setor na sociedade
O podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa apresenta reflexões sobre o terceiro setor para responder uma pergunta: o terceiro setor existe para cobrir as falhas do Estado?
Por Redação
A história do terceiro setor é antiga no Brasil. A primeira organização filantrópica foi fundada no período colonial, as ONGs foram regulamentadas em 1930, no Governo Vargas e, durante a Ditadura Militar, elas exerceram um papel importantíssimo na luta pela democracia.
O episódio #94 do podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa busca retomar essas origens para responder uma pergunta: o terceiro setor existe para cobrir as falhas do Estado? O senso comum diz que sim, que as ONGs estão por aí para “tapar os buracos” de falta de acesso à educação, saúde, moradia digna e por aí, mas essa questão gera polêmica no campo.
Roberta Faria e Artur Louback conversam com Adrian Gurza Lavalle, professor de ciência política da USP e pesquisador da representação da sociedade civil, com sonora de Vitor Oliveira, cientista político e diretor da consultoria Pulso Público.
“Temos a ideia de que se temos um Estado funcionando, a sociedade civil organizada não é necessária”, diz Adrian. Ele continua: “Isso é uma compressão inadequada. Onde existe um Estado forte também precisa existir uma sociedade civil forte, são dois polos fundamentais que, juntos, funcionam melhor”.
Para ouvir ao episódio, acesse aqui.
Com intuito de promover o acesso à informações sobre o universo das organizações e iniciativas sociais, o Observatório do Terceiro Setor está apoiando a divulgação do podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa. Produzido pelo Instituto MOL, com apoio do Movimento Bem Maior, o podcast é publicado quinzenalmente, às terças-feiras. Roberta Faria e Artur Louback comandam a conversa sobre o universo da cultura de doação e da filantropia, trazendo pesquisas, notícias e entrevistas com importantes personagens do setor no Brasil.
O Instituto MOL é o braço social da Editora MOL, a organização do terceiro setor trabalha promovendo a cultura de doação, incentivando pessoas e empresas a doarem mais, melhor e com propósito.