Podcast recebe Leandro Karnal para discutir sobre confiança na filantropia
O podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, do Instituto MOL, aborda temas relacionados ao terceiro setor em seus episódios quinzenais
Por Ana Clara Godoi
Com intuito de promover o acesso à informações sobre o universo das organizações e iniciativas sociais, o Observatório do Terceiro Setor está apoiando a divulgação do podcast “Aqui se Faz, Aqui se Doa”, uma produção do Instituto MOL, com apoio do Movimento Bem Maior, que discute diversos temas conectados ao terceiro setor, como cultura de doação, captação de recursos e gestão.
No último episódio, o podcast recebeu o historiador Leandro Karnal para discutir sobre a confiança no terceiro setor. De acordo com uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Brasil é o último país da América Latina e Caribe no ranking de confiança entre todos os países da região, com índice de 4,69%.
Para o historiador, é importante desconfiar para sobreviver. “As nossas experiências negativas, ‘levei choque alguma vez e isso vai me fazer ter medo de colocar o dedo em tomada’, vão produzindo mecanismos de sobrevivência, mas eu tenho que passar por cima dessa desconfiança, porque o ato de existir é um ato de confiar”.
Leandro Karnal explica que, embora ultrapassar as barreiras da desconfiança seja um ato de cidadania, especialmente no terceiro setor, a confiança não elimina a crítica.
“A crítica política não é falta de confiança, ela deve nascer de uma vontade de aperfeiçoamento. Então, digo que isso está errado, porque eu quero que funcione. Eu tenho uma confiança, e a boa crítica só pode existir se eu tiver confiança que o sistema é auto aperfeiçoado, que ele é perfectível. Mesmo que eu não o considere perfeito, confio que ele possa ser melhorado”.
Para ouvir ao episódio completo, acesse aqui.
O podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa é publicado quinzenalmente, às terças-feiras, e conta com a apresentação dos empreendedores sociais Roberta Faria e Artur Louback. O Instituto MOL, braço social da Editora MOL, busca incentivar a cultura da doação entre empresas e sociedade. A organização está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, um conjunto de metas que visam uma sociedade mais justa e sustentável.