Politize! promove educação política nas redes e nas ruas
A plataforma já impactou 78 milhões de usuários com conteúdos sobre educação política e cidadania
Por Julia Bonin
Em um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2021, 13,2% dos entrevistados informaram ter um grau de interesse elevado em política, enquanto 25,4% disseram não ter interesse no assunto. Apesar de presente na vida de todos, a educação política ainda é deficitária no Brasil. Buscando mudar esse cenário, a Politize! criou uma plataforma gratuita de ensino político à sociedade civil. A organização já atingiu mais de 78 milhões de usuários com seus conteúdos.
A Politize! visa gerar interesse pela política por meio de conteúdos online, gratuitos, didáticos e suprapartidários. A ideia é instigar o interesse pela política e fazer com que os cidadãos sejam cada vez mais presentes nos espaços de tomada de decisão.
A plataforma oferece um portal com conteúdos em texto e vídeo envolvendo temas como meio ambiente, cidadania, saúde, educação, direitos e atualidades, além de temas conceituais, explicando termos da política. São disponibilizados também cursos gratuitos à distância sobre política e eleições, incluindo um guia especial para as eleições de 2022 que estimula o voto consciente.
Presente em todos os estados do Brasil, o programa Embaixadores Politize! procura formar lideranças ativas e cidadãs no país. Essa capacitação permite que os líderes sejam capazes de identificar e resolver problemas públicos, causando um impacto positivo no sistema.
Já na rede de ensino básico, o programa Escola da Cidadania Ativa garante o direito constitucional dos jovens de serem educados para o exercício da cidadania. Por meio da instrução de professores e estudantes, a iniciativa apoia as Secretarias de Educação na construção de currículos, materiais pedagógicos e formações relacionadas à educação para a cidadania ativa.
Durante o período eleitoral, a organização disponibilizou, além dos conteúdos didáticos, campanhas nas redes sociais pelo voto consciente. O “Radar da Lorota”, por exemplo, foi uma campanha que conscientizou os eleitores sobre promessas que os candidatos podiam ou não fazer durante a campanha. Ainda, foram realizadas campanhas nas ruas, com lambe-lambes e barraquinhas para diálogo espalhados pelas cidades.