Prêmio reconhece projetos de transformação social desenvolvidos por estudantes
O projeto vencedor do Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas, que promove transformação social, se transformou em Lei Popular e obteve reconhecimento da Câmara de Vereadores da cidade
Por Ana Clara Godoi
Em sua 3ª edição, o Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas reconheceu três escolas brasileiras que fizeram a diferença a partir de projetos de transformação social junto aos alunos e à comunidade. O objetivo da iniciativa é valorizar projetos que estejam conectados com os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG), gerando integração entre professores, alunos, famílias e comunidades onde as escolas estão inseridas.
O Centro Educacional Inovação, localizado em Pombos (PE), conquistou o primeiro lugar da premiação com o projeto “Saber e Exercer!”. O projeto foi desenvolvido nas aulas de Cidadania, nas quais são abordados os temas relacionados aos direitos e deveres do cidadão por meio do conhecimento para que os alunos possam ser indivíduos críticos e atuantes para uma sociedade mais justa e igualitária. Após o desenvolvimento da iniciativa, foi aprovado um projeto de lei escrito por alunos e professores da educação básica que possibilitou a implantação de uma faixa de pedestres na frente da escola, assim como o acompanhamento da Guarda Municipal para o controle e direcionamento do trânsito no local.
A 2ª colocação ficou com a Camino School, da capital paulista, com o “Manual Para Escolas Antirracistas”, que tem como principal objetivo estimular a comunidade escolar a repensar atitudes e desconstruir visões cristalizadas sobre a sociedade brasileira, reforçando a questão do racismo e da discriminação e seus impactos negativos sobre a sociedade como um todo. Após a criação do Manual, um time de educadores se reúne periodicamente para pensar ações formativas para o corpo docente, viabilizando a implementação da lei 11.645 para apoio à gestão na tomada de decisão sobre situações de racismo. Desde sua publicação, mais de 5 mil pessoas já baixaram e compartilharam o documento.
O Ferreira Master Colégio, da cidade de Suzano, São Paulo, obteve a 3ª colocação com o projeto “Master Voluntários”, uma ação da disciplina de Empreendedorismo em parceria com as demais disciplinas do contexto do Ensino Médio, na qual os alunos foram convidados identificar as demandas do território no qual a Escola se encontra inserida, construir propostas envolvendo ações solidárias para despertar a generosidade e ampliar a cisão sobre o território, além de valorizar a troca de conhecimentos, a humanização e o fortalecimento de vínculos além dos muros escolares. Através da mobilização da comunidade escolar, foram implantadas ações de doação compostas por recursos financeiros, humanos e materiais.
Para Marina Pechlivanis, idealizadora da plataforma, a 3ª edição do Prêmio EGG Escolas surpreendeu pela temática dos projetos. “Com abordagens que incluem consciência cidadã, percepção de direitos e deveres, mobilização do ecossistema de entorno e atuação junto ao poder público, entre outras, os projetos da Edição 2022 do Prêmio EGG são exemplos concretos de soluções sistêmicas que nascem e crescem nas escolas com potencial de gerar benefícios e bons precedentes para a sociedade como um todo. Sem dúvida, essas competências sociotransformacionais são fundamentais para uma convivência mais equânime, colaborativa e respeitosa reduzindo as desigualdades, ampliando a distribuição de acessos e melhorando a aplicação das redes de inteligência coletiva”.
A plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos, como escolas, sociedade e empresas, visando a transformação social. Nos últimos anos, o Observatório do Terceiro Setor tem apoiado ações da plataforma. As atividades contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem uma sociedade mais sustentável e igualitária.