Prêmio Territórios Tomie Ohtake abre inscrições para escolas
Redação Observatório 3º Setor Notícias
Realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake reconhece iniciativas educativas inovadoras de escolas públicas em todo o Brasil, promovendo a integração entre a educação e as comunidades locais. Inscrições até 26 de julho.
Por Redação
O 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake, em sua edição de 2024, destaca-se como uma oportunidade de reconhecer e celebrar experiências pedagógicas inovadoras em escolas públicas de todo o Brasil. Realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, este prêmio visa valorizar projetos que se fundamentam nos Territórios Educativos, na Educação Integral, no princípio de Cidade Educadora e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU.
O Prêmio Territórios Tomie Ohtake é direcionado às escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil, abrangendo desde o ensino infantil até a educação de jovens e adultos (EJA). As inscrições estão abertas até o dia 26 de julho, no site do Instituto e buscam identificar e reconhecer iniciativas que conectem a escola às realidades e desafios presentes em seus territórios, promovendo assim uma educação mais contextualizada e significativa.
Os selecionados serão anunciados em setembro de 2024 e terão suas experiências destacadas através de diversas ações de premiação. Além do reconhecimento público, as escolas premiadas receberão apoio financeiro para a continuidade de seus projetos, bolsas de estudo e participarão de encontros formativos. O encerramento do prêmio acontecerá em dezembro de 2024, com o Encontro de Territórios no Instituto Tomie Ohtake, proporcionando uma oportunidade para compartilhar experiências e aprendizados entre os participantes.
Na última edição, destacaram-se projetos de escolas públicas de diversas localidades do país. Entre elas, estão a Escola Estadual Irmã Dulce em Recife (PE), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire em Porto Alegre (RS), e a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental e Médio Cacique Domingos Barbosa dos Santos em Rio Tinto (PB). Essas escolas, juntamente com outras premiadas, demonstraram excelência em integrar a educação às comunidades locais e promover a valorização de diferentes culturas e saberes.
O Instituto Tomie Ohtake, responsável por esta premiação, destaca-se como uma instituição comprometida com a promoção da educação por meio da arte e da cultura. Ao reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortalecem o vínculo entre escolas e territórios, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake contribui para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles relacionados à educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5) e redução das desigualdades (ODS 10).