Sociedade Viva lança a campanha “ONG Faz Acontecer”
Iniciativa formada por organizações da sociedade civil como a ABCR, ABONG, GIFE, Plataforma MROSC, Observatório do Terceiro Setor, a Sociedade Viva visa tornar visível o trabalho das ONGs no cotidiano dos brasileiros
Por Redação
Para mostrar a pluralidade e a relevância das Organizações Não-Governamentais (ONGs) na vida da sociedade brasileira, a iniciativa Sociedade Viva está lançando a campanha “ONG Faz Acontecer”.
A comunicação tem como objetivo destacar o papel das ONGs, também chamadas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e entidades sem fins lucrativos, na defesa de causas socioambientais no país, como, por exemplo, o combate à fome e à desigualdade social, educação e saúde dignas para todos, respeito às diferenças e direitos humanos, proteção ambiental, com presença ampla em todo o país.
A campanha conta com um vídeo manifesto publicado pela Sociedade Viva, três filmes para o digital, spots para rádios, estratégia de conteúdo nas principais redes sociais, site, e um hub com materiais de comunicação digitais disponíveis para as próprias ONGs baixarem e divulgarem nos seus canais de comunicação, espalhando as mensagens-chave da campanha.
As peças de comunicação foram criadas com a intenção de tornar visível a atuação das ONGs no cotidiano da população brasileira, revelam como estas organizações transformam realidades e impactam, para melhor, a vida de milhares de brasileiros.
“A campanha publicitária “ONG Faz Acontecer” não se limita a informar, mas também busca fomentar o engajamento da população em causas sociais e sensibilizar as organizações sobre a importância de manter um diálogo contínuo com a sociedade”, afirma Franklin Felix, secretário executivo na ABONG (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais). Segundo ele, ao se tornar parte desse movimento, cada cidadão contribui para a construção de um país mais justo, democrático e participativo.
Segundo estudo do IPEA, existem cerca de 815 mil ONGs no país, espalhadas por praticamente todos os municípios brasileiros. As ONGs que atuam nas áreas de saúde e educação empregam 36,9% e 23,6% dos trabalhadores do setor, respectivamente. Além disso, o impacto econômico é expressivo, contribuindo com 4,27% do PIB brasileiro, e empregando cerca de 6 milhões de pessoas no país, conforme estudo realizado em 2022 pela Sitawi Finanças do Bem e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
“Queremos que a frase “ONG Faz Acontecer” realmente faça parte das conversas nas padarias, escritórios e lares de todo o país, para que cada vez mais pessoas tenham consciência da importância dessas organizações”, comenta Bruno Pimentel, Head de Criação da agência de comunicação Repense. Acompanhe os filmes da campanha na página do YouTube da organização.
A Sociedade Viva é uma iniciativa criada por organizações representativas da sociedade civil organizada: Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais (ABONG), Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Plataforma Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC ), Observatório do Terceiro Setor e Movimento por uma Cultura de Doação (MCD).