Teste online mostra que tipo de consumidor consciente você é
Para celebrar o Dia do Consumo Consciente, organização lança teste virtual para encorajar pessoas a refletirem sobre seus hábitos de consumo
Por: Juliana Lima
No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Consumo Consciente. Para comemorar a data, o Instituto Akatu publicou o Teste do Consumo Consciente. O teste analisa comportamentos e valores de quem o responde para avaliar o grau de consciência das pessoas sobre o que elas consomem, desde água e energia elétrica até compras mais gerais.
A ideia é fazer com que as pessoas possam identificar o impacto de suas atitudes cotidianas e dimensionar o que é possível melhorar em suas formas de consumo. “Conhecer seu nível de consciência é um passo essencial para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos de vida mais sustentáveis“, explica Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.
Para realizar teste, basta fazer um cadastro gratuito na plataforma e responder às questões múltipla-escolha. Ao final, o site mostra os diferentes perfis de consumidor:
Consumidor indiferente: Ainda não leva em conta que evitar desperdícios traz benefícios diretos para si mesmo e para o seu bolso nem compreende os impactos de seus hábitos de consumo para o meio ambiente. Representa 38% da população brasileira.
Consumidor iniciante: Pratica o consumo consciente pensando em soluções para evitar desperdícios e economizar financeiramente, como desligar a luz ao sair de um cômodo ou fechar a torneira ao escovar os dentes, pois já compreende que seus atos de consumo geram impactos para si próprio e para seu bolso. Também é 38% da população brasileira.
Consumidor engajado: Percebe que o consumo consciente é mais que uma maneira de economizar – reconhece que seus hábitos de consumo geram consequências para si e para seu bolso, mas também para a sociedade e para o meio ambiente. Representa 20% da população brasileira.
Consumidor consciente: Tem comportamentos ativos, para além de práticas em casa, no trabalho e no lazer. Faz escolhas sabendo que as consequências de seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a sociedade, o meio ambiente e as futuras gerações, além de entender que influencia pessoas ao seu redor. Abrange 4% da população brasileira.
O Instituto Akatu oferece uma série de dicas para se engajar em formas mais sustentáveis de consumo. Para conhecer mais, clique aqui.