WWF-Brasil lança podcast semanal sobre crise climática e meio ambiente
Com apresentação de Alice Pataxó, os episódios do podcast “Hora do Planeta” vão abordar temas como juventude, justiça climática e luta socioambiental
Por Ana Clara Godoi
Foi ao ar, no dia 8 de junho, o primeiro episódio do podcast “Hora do Planeta”, uma iniciativa do WFF-Brasil, com apoio do Compasso Coolab. O programa semanal traz convidadas para discutir temas como juventude, os desafios de quem atua pela justiça climática, a luta socioambiental e soluções para enfrentar a atual emergência do clima. Os episódios são lançados no perfil do WWF-Brasil no Spotify.
O podcast é apresentado por Alice Pataxó, ativista indígena, jornalista e embaixadora do WWF-Brasil. Também conta com a participação de Fátima Cabral, da Comunidade que Sustenta a Agricultura Pé na Terra; Amanda Costa, da Periferia Sustentável; Val Munduruku, da Surara dos Tapajós; e Hannah Balieiro, do Instituto Mapinguari.
“Os episódios têm um clima descontraído, aprendi bastante sobre agenda do clima e meio ambiente conversando com essas convidadas incríveis”, afirma Alice Pataxó. “O podcast é uma continuidade dos eventos da Hora do Planeta, é um chamado para que a gente reflita e construa juntos o nosso futuro”, conta a embaixadora do WWF-Brasil.
A Hora do Planeta, principal movimento ambiental global da rede WWF, foi realizada, neste ano, no dia 26 de março. O evento contou com a participação de mais de 190 países e territórios. No Brasil, a ação teve a hashtag #ConstruaNossoFuturo como tema e contou com uma série de atividades gratuitas e online, com foco na proteção e restauração do meio ambiente.
“Conhecida pelo apagar das luzes, a Hora do Planeta é um marco, mas ações concretas devem ser realizadas todo o ano. O podcast é uma forma de ampliar as discussões sobre como pessoas e meio ambiente são impactados pela crise climática. Em cada episódio, as convidadas trazem contribuições importantes, com soluções e perspectivas que mostram a urgência de ações que protejam o nosso planeta”, diz Giselli Cavalcanti, estrategista de campanhas do WWF-Brasil.